SAG Awards 2024: Oppenheimer é consagrado na 30ª edição

por: Cinevitor
Cillian Murphy: melhor ator por Oppenheimer

Foram anunciados neste sábado, 24/02, no Shrine Auditorium & Expo Hall, em Los Angeles, os vencedores da 30ª edição do Screen Actors Guild Awards, também conhecido como SAG Awards. O prêmio, que elege os melhores atores e atrizes da TV e do cinema, é realizado anualmente pelo Sindicato dos Atores dos Estados Unidos e é conhecido como um dos termômetros para o Oscar.

Neste ano, nas categorias de cinema, Oppenheimer, de Christopher Nolan, foi consagrado com três prêmios, entre eles, o de melhor elenco; Cillian Murphy e Robert Downey Jr. se destacaram por suas atuações no longa, que já é considerado o favorito desta temporada. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Netflix

Premiada na categoria de melhor atriz coadjuvante por seu trabalho em Os Rejeitados, Da’Vine Joy Randolph, que tem se destacado em todas as premiações desta temporada, emocionou o público com seu discurso: “Acordo todos os dias cheia de gratidão por ser uma atriz que trabalha. Ser premiada por meus colegas é a maior honra da minha carreira. Para cada ator que ainda espera por sua chance, digo uma coisa: sua vida pode mudar em um dia. Não é uma questão de se, mas de quando. Continue!”.

Lily Gladstone foi ovacionada pela plateia quando subiu ao palco para receber o prêmio de melhor atriz por Assassinos da Lua das Flores. Em seu discurso, usou a linguagem oficial da Nação Blackfeet, uma tribo indígena de Montana: “É realmente um presente poder fazer isso para viver. Trazemos empatia para um mundo que tanto precisa dela. É tão fácil nos distanciarmos… todos nós continuamos sentindo com coragem e isso humaniza as pessoas. Obrigada por todas as almas compassivas nesta sala e por todos os contadores de histórias que estão aqui nesta noite”. Com isso, Gladstone torna-se a primeira atriz de origem indígena a ganhar um SAG.

Da’Vine Joy Randolph: consagrada na temporada de premiações

Além disso, a lendária atriz, cantora, produtora, escritora e diretora Barbra Streisand foi homenageada com o SAG Life Achievement Award, que reconhece uma personalidade por conquistas profissionais e humanitárias e é concedido anualmente a um ator ou atriz que promove os melhores ideais da profissão; o prêmio foi apresentado por Jennifer Aniston e Bradley Cooper. Ovacionada pelo público, Barbra fez um discurso emocionante: “Lembro-me de sonhar em ser atriz quando adolescente, sentada na minha cama no Brooklyn com um litro de sorvete de café e uma revista de cinema. Quero agradecer por me darem tanta alegria apenas observando todos vocês na telona”.

A presidente do SAG-AFTRA, Screen Actors Guild‐American Federation of Television and Radio Artists, Fran Drescher, também participou da cerimônia. Em seu discurso, relembrou da recente greve: “Tenho todos vocês com a maior estima e o maior respeito, pois vocês são os campeões. Vocês sobreviveram à greve mais longa da história do nosso sindicato com coragem e convicção. A jornada foi árdua, com grande sacrifício e estresse implacável. Vocês fizeram a jornada dos heróis e estiveram na linha de frente. E agora, aqui estamos, altos e orgulhosos. Este foi um momento seminal na história do nosso sindicato que definiu a trajetória para muitas gerações futuras. Não com medo, mas com coragem, não com fraqueza, mas com poder, não com peões, mas com parceiros!”

E finalizou: “Como é a liderança feminina para mulheres e meninas? Não temos que imitar a energia masculina, mas sim liderar com intelecto, compaixão, sabedoria e ainda arrasar com os lábios vermelhos! Se cada um trabalhar para desenvolver empatia dentro de nós mesmos, coletivamente o paradigma mudará em direção à paz e à harmonia. Todos nós, mantenhamos em nossos corações o suave sussurro do amor verdadeiro. Tenho honra de ser a presidente de vocês e, como tal, entramos agora na nossa era de ouro!”.

Conheça os vencedores do 30º SAG Awards:

FILMES

MELHOR ELENCO
Oppenheimer

MELHOR ATOR
Cillian Murphy, por Oppenheimer

MELHOR ATRIZ
Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Robert Downey Jr., por Oppenheimer

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados

MELHOR EQUIPE DE DUBLÊS
Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1

SÉRIES

MELHOR ELENCO | SÉRIE | DRAMA
Succession

MELHOR ATRIZ | SÉRIE | DRAMA
Elizabeth Debicki, por The Crown

MELHOR ATOR | SÉRIE | DRAMA
Pedro Pascal, por The Last of Us

MELHOR ELENCO | SÉRIE | COMÉDIA
O Urso

MELHOR ATRIZ | SÉRIE | COMÉDIA
Ayo Edebiri, por O Urso

MELHOR ATOR | SÉRIE | COMÉDIA
Jeremy Allen White, por O Urso

MELHOR ATRIZ | FILME PARA TV ou MINISSÉRIE
Ali Wong, por Treta

MELHOR ATOR | FILME PARA TV ou MINISSÉRIE
Steven Yeun, por Treta

MELHOR EQUIPE DE DUBLÊS
The Last of Us

Fotos: SAG Awards 2024/Divulgação/Getty.

Comentários