Prêmio Goya 2024: conheça os indicados ao Oscar espanhol

por: Cinevitor
A Sociedade da Neve, de J.A. Bayona: treze indicações

A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha realiza, desde 1987, o Prêmio Goya, ou Premios Goya no original, evento que elege os melhores filmes e profissionais do cinema e é conhecido como o Oscar espanhol.

Nesta quinta-feira, 30/11, a atriz Anna Castillo e o ator Luis Tosar anunciaram os indicados da 38ª edição da premiação, que acontecerá no dia 10 de fevereiro de 2024, em Valladolid, em cerimônia que será apresentada por Ana Belén, Javier Ambrossi e Javier Calvo

O drama 20.000 Espécies de Abelhas, dirigido por Estibaliz Urresola Solaguren, lidera a lista com 15 indicações, entre elas, a de melhor filme; A Sociedade da Neve, de J.A. Bayona, aparece na sequência com treze indicações, entre elas, melhor direção. Neste ano, 201 longas-metragens estavam habilitados.

O Brasil estava na disputa por uma vaga entre os cinco finalistas da categoria de melhor filme ibero-americano com Carvão, dirigido por Carolina Markowicz, mas ficou de fora da competição. Porém, o argentino Puan, de María Alché e Benjamín Naishtat, uma coprodução entre Brasil, Itália, Alemanha e França, garantiu uma vaga. 

Nesta 38ª edição, o consagrado diretor de fotografia Juan Mariné, de Los guardiamarinas, será homenageado com o Goya de Honor: “Por sua dedicação ao cinema durante mais de oito anos de trajetória que transitam pela história do cinema espanhol, por seus esforços no trabalho de conservação e restauração cinematográfica, e por representar vivamente, através de seu ofício, a importância da luz na história do novo cinema”, diz o comunicado.

Conheça os indicados ao Prêmio Goya 2024:

MELHOR FILME
20.000 Espécies de Abelhas
A Sociedade da Neve
Cerrar los ojos
Saben aquell
Un amor

MELHOR DIREÇÃO
David Trueba, por Saben aquell
Elena Martín, por Creatura
Isabel Coixet, por Un amor
J.A. Bayona, por A Sociedade da Neve
Víctor Erice, por Cerrar los ojos

MELHOR DIREÇÃO ESTREANTE
Alejandro Marín, por Te estoy amando locamente
Alejandro Rojas e Juan Sebastián Vásquez, por Upon Entry (La llegada)
Álvaro Gago, por Matria
Estibaliz Urresola Solaguren, por 20.000 Espécies de Abelhas
Itsaso Arana, por Las chicas están bien

MELHOR ATOR
Alberto Ammann, por Upon Entry (La llegada)
David Verdaguer, por Saben aquell
Enric Auquer, por El maestro que prometió el mar
Hovik Keuchkerian, por Un amor
Manolo Solo, por Cerrar los ojos

MELHOR ATRIZ
Carolina Yuste, por Saben aquell
Laia Costa, por Un amor
Malena Alterio, por Que nadie duerma
María Vázquez, por Matria
Patricia Lopez Arnaiz, por 20.000 Espécies de Abelhas

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Álex Brendemühl, por Creatura
Hugo Silva, por Un amor
Jose Coronado, por Cerrar los ojos
Juan Carlos Vellido, por Bajo terapia
Martxelo Rubio, por 20.000 Espécies de Abelhas

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ana Torrent, por Cerrar los ojos
Ane Gabarain, por 20.000 Espécies de Abelhas
Clara Segura, por Creatura
Itziar Lazkano, por 20.000 Espécies de Abelhas
Luisa Gavasa, por El maestro que prometió el mar

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
20.000 Espécies de Abelhas, escrito por Estibaliz Urresola Solaguren 
Cerrar los ojos, escrito por Michel Gaztambide e Víctor Erice 
Te estoy amando locamente, escrito por Alejandro Marín e Carmen Garrido
Una vida no tan simple, escrito por Félix Viscarret 
Upon Entry (La llegada), escrito por Alejandro Rojas e Juan Sebastián Vásquez 

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A Sociedade da Neve, escrito por Bernat Vilaplana, J.A. Bayona, Jaime Marques-Olarreaga e Nicolás Casariego
El maestro que prometió el mar, escrito por Albert Val 
Meu Amigo Robô, escrito por Pablo Berger
Saben aquell, escrito por Albert Espinosa e David Trueba
Un amor, escrito por Isabel Coixet e Laura Ferrero

ATOR REVELAÇÃO
Brianeitor, por Campeonex
Julio Hu Chen, por Chinas
La Dani, por Te estoy amando locamente
Matías Recalt, por A Sociedade da Neve
Omar Banana, por Te estoy amando locamente

ATRIZ REVELAÇÃO
Clàudia Malagelada, por Creatura
Janet Novás, por O corno
Sara Becker, por A Contadora de Filmes
Xinyi Ye, por Chinas
Yeju Ji, por Chinas

MELHOR DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
20.000 Espécies de Abelhas, por Pablo Vidal 
A Sociedade da Neve, por Margarita Huguet 
Cerrar los ojos, por María José Díez 
Saben aquell, por Eduard Vallès 
Valle de sombras, por Leire Aurrekoetxea e Luis Gutiérrez 

MELHOR FOTOGRAFIA
20.000 Espécies de Abelhas, por Gina Ferrer García 
A Sociedade da Neve, por Pedro Luque 
Cerrar los ojos, por Valentín Álvarez
Un amor, por Bet Rourich 
Una noche con Adela, por Diego Trenas 

MELHOR MONTAGEM
20.000 Espécies de Abelhas, por Raúl Barreras
A Sociedade da Neve, por Andrés Gil e Jaume Martí
Cerrar los ojos, por Ascen Marchena
Mamacruz, por Fátima de los Santos
Meu Amigo Robô, por Fernando Franco 

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
20.000 Espécies de Abelhas, por Izaskun Urkijo
A Contadora de Filmes, por Carlos Conti 
A Sociedade da Neve, por Alain Bainée
Cerrar los ojos, por Curru Garabal
Saben aquell, por Marc Pou 

MELHOR FIGURINO
20.000 Espécies de Abelhas, por Nerea Torrijos 
A Contadora de Filmes, por Mercè Paloma 
A Sociedade da Neve, por Julio Suárez 
El maestro que prometió el mar, por Maria Armengol 
Saben aquell, por Lala Huete 

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO
20.000 Espécies de Abelhas, por Ainhoa Eskisabel e Jone Gabarain 
A Sociedade da Neve, por Ana López-Puigcerver, Belén López-Puigcerver e Montse Ribé 
La ternura, por Eli Adánez e Juan Begara 
Saben aquell, por Caitlin Acheson, Benjamín Pérez e Nacho Díaz 
Valle de sombras, por Sarai Rodríguez, Noé Montes e Óscar del Monte 

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
A Sociedade da Neve, por Michael Giacchino 
El maestro que prometió el mar, por Natasha Arizu 
La paradoja de Antares, por Arnau Bataller 
Meu Amigo Robô, por Alfonso de Vilallonga
Saben aquell, por Andrea Motis 

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Chinas, por Marina Herlop (Chinas)
Eco, por Xoel López (Amigos Até a Morrer)
El amor de Andrea, por Álvaro Benito Baglietto, David El Indio, Guille Galván, Jorge González, Juanma Latorre y Pucho (Vetusta Morla) e Valeria Castro (El amor de Andrea)
La gallinita, por Fernando Moresi Haberman e Sergio Bertran (La imatge permanent)
Yo solo quiero amor, por Rigoberta Bandini (Te estoy amando locamente)

MELHOR SOM
20.000 Espécies de Abelhas, por Eva Valiño, Koldo Corella e Xanti Salvador
A Sociedade da Neve, por Jorge Adrados, Oriol Tarragó e Marc Orts 
Campeonex, por Tamara Arévalo, Fabiola Ordoyo e Yasmina Praderas 
Cerrar los ojos, por Iván Marín, Juan Ferro e Candela Palencia 
Saben aquell, por Xavi Mas, Eduardo Castro e Yasmina Praderas 

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
20.000 Espécies de Abelhas, por Mariano García Marty, Jon Serrano, David Heras, Fran Belda e Indira Martín 
A Sociedade da Neve, por Pau Costa, Félix Bergés e Laura Pedro
La ermita, por Eneritz Zapiain e Iñaki Gil Ketxu
Tin & Tina, por Mariano García Marty, Jon Serrano, Juan Ventura e Amparo Martínez 
Valle de sombras, por Raúl Romanillos e Míriam Piquer 

MELHOR ANIMAÇÃO
As Múmias e o Anel Perdido, de Juan Jesus Garcia Galocha
Atiraram no Pianista, de Fernando Trueba e Javier Mariscal
El sueño de la Sultana, de Isabel Herguera
Hanna y los monstruos, de Lorena Ares
Meu Amigo Robô, de Pablo Berger

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Caleta Palace, de José Antonio Hergueta
Contigo, contigo y sin mí, de Amaya Villar Navascués
Esta ambición desmedida, de Santos Bacana, Rogelio González e Cristina Trenas
Iberia, naturaleza infinita, de Arturo Menor
Mientras seas tú, el aquí y ahora de Carme Elias, de Claudia Pinto

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
A Memória Infinita, de Maite Alberdi (Chile)
Alma Viva, de Cristèle Alves Meira (Portugal)
La pecera, de Glorimar Marrero (Porto Rico)
Puan, de María Alché e Benjamín Naishtat (Argentina)
Simón, de Diego Vicentini (Venezuela)

MELHOR FILME EUROPEU
Aftersun, de Charlotte Wells (Reino Unido)
Anatomia de uma Queda, de Justine Triet (França)
As Oito Montanhas, de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch (Itália)
Das Lehrerzimmer (The Teachers’ Lounge), de İlker Çatak (Alemanha)
Safe Place, de Juraj Lerotić (Croácia)

MELHOR CURTA-METRAGEM | FICÇÃO
Aunque es de noche, de Guillermo García López
Carta a mi madre para mi hijo, de Carla Simón
Cuentas divinas, de Eulàlia Ramon
La loca y el feminista, de Sandra Gallego
Paris 70, de Dani Feixas

MELHOR CURTA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Ava, de Mabel Lozano
BLOW!, de Neus Ballús
El bus, de Sandra Reina
Herederas, de Silvia Venegas Venegas
Una terapia de mierda, de Javier Polo

MELHOR CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
Becarias, de Marina Cortón, Marina Donderis e Núria Poveda
To bird or not to bird, de Martín Romero
Todo bien, de Diana Acién Manzorro
Todo está perdido, de Carla Pereira e Juanfran Jacinto
Txotxongiloa, de Sonia Estévez

Foto: Divulgação/Netflix.

Comentários