27ª Mostra de Cinema de Tiradentes: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro: dois prêmios

Foram anunciados neste sábado, 27/01, os vencedores do Troféu Barroco da 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em cerimônia realizada no Cine-Tenda. O filme paranaense Lista de Desejos para Superagüi, de Pedro Giongo, venceu como melhor longa-metragem da Mostra Aurora.

A cerimônia de encerramento revelou a escolha por um um mergulho no cotidiano e na intimidade de pescadores de uma região litorânea do Paraná quase sempre vista apenas como espaço turístico, mas que guarda um tipo de encanto humano que a câmera e a sensibilidade de Giongo buscam captar. 

O prêmio foi concedido pelo Júri Oficial, formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual: Affonso Uchoa, Aline Motta, Juliana Costa, Lia Bahia e Uirá dos Reis. No texto de justificativa, o grupo afirma que Lista de Desejos para Superagüi combina refinamento de linguagem e trabalho destacado de trilha sonora, fotografia e montagem a uma relação direta com a realidade que retrata: “Sem ceder ao melodrama da comiseração, o filme mostra a ancestral violência brasileira contra os despossuídos”, diz a justificativa.

Na premiação, Pedro Giongo agradeceu a generosidade de seus personagens em toparem participar do projeto e se deixarem filmar em suas vivências: “Obrigado ao júri e à plateia por terem olhado com carinho para o trabalho”, disse o cineasta, emocionado. 

O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para Aquele que Viu o Abismo, de Negro Léo e Gregorio Gananian. Na justificativa, o júri formado por estudantes, exaltou o fato de que o filme assume as texturas da fricção e da estranheza e “propulsiona sons e imagens de um mundo ainda não codificado. O trânsito do corpo, assim como os gestos de montagem, perturbam a continuidade dos espaços e tempos lineares”. O júri foi formado por: Bárbara Bello, Emmanuel Corrêa, Helena Elias, Marina Bonifácio e Wandryu Figueredo.

O Prêmio Helena Ignez 2024, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das mostras Aurora e Foco, foi entregue para Kerexu Martim, diretora do filme Aguyjevete Avaxi’i, curta-metragem exibido na Foco, “pelo olhar implicado de uma juventude para o momento presente que pensa e constrói o futuro”

O Júri Oficial decidiu ainda por dar uma Menção Honrosa ao longa Maçãs no Escuro, de Tiago A. Neves, por se tratar “de um filme que, em seu universo, através de sua linguagem e personagens, expressa a recusa em adaptar-se a uma sociedade normatizada”.

Dentre os títulos da Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro. Para os jurados, o curta “traz em seu método criativo íntimo e pessoal um filme que escapa à formatação dominante no cinema contemporâneo”. O mesmo título recebeu ainda o Prêmio Canal Brasil de Curtas no valor de R$ 15 mil.

Pela primeira vez, a Mostra de Tiradentes contou com um júri especial formado pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, que teve a missão de escolher o melhor título da Mostra Autorias. O vencedor foi o cearense Estranho Caminho, de Guto Parente, “pela maturidade de uma direção que prima ao experimentar na intersecção de subgêneros e propostas estéticas, pela tradução de um repertório robusto, atento a cenas e corporalidades contemporâneas que evidenciam a busca pelo afeto e pela reconstrução dos laços familiares diante do terror social e da possibilidade iminente do desaparecimento”.

Pelo terceiro ano, o Conexão Brasil CineMundi contou com as sessões da categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos em finalização que concorrem a prêmios de parceiros do programa de coprodução Brasil CineMundi. O mineiro Ausente, de Ana Carolina Soares, venceu os prêmios CTAv e The End por “detectar o universal nos pormenores e conseguir uma unidade narrativa no desenvolvimento que forma um discurso sobre um estado de coisas”, segundo palavras do júri formado para a categoria. 

Já o Prêmio O2 Pós foi para o pernambucano Novembro, de Milena Times, por, numa narrativa realista, “incorporar imagens poéticas com a finalidade de conectar emocionalmente os espectadores a personagem e suas angústias”. Por fim, o Prêmio Málaga WIP ficou com o mineiro Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, defendido ao “propor com talento um percurso que vai do individual ao coletivo, evidenciando a necessidade humana de viver em comunidade através de uma excelente apresentação cinematográfica”.

No Júri Popular, escolhido em votação pelos espectadores da Mostra, o longa vencedor foi o documentário As Primeiras, de Adriana Yañez. Já o curta mais votado foi o mineiro Soneca e Jupa, de Rodrigo R. Meireles.

Confira a lista completa com os vencedores da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

MELHOR LONGA-METRAGEM | MOSTRA AURORA | JÚRI OFICIAL
Lista de Desejos para Superagüi, de Pedro Giongo (PR)

MENÇÃO HONROSA | MOSTRA AURORA | JÚRI OFICIAL
Maçãs no Escuro, de Tiago A. Neves (SP)

MELHOR LONGA-METRAGEM | JÚRI POPULAR
As Primeiras, de Adriana Yañez (SP)

MELHOR CURTA-METRAGEM | JÚRI POPULAR
Soneca e Jupa, de Rodrigo R. Meireles (MG)

TROFÉU CARLOS REICHENBACH | MELHOR LONGA-METRAGEM | MOSTRA OLHOS LIVRES | JÚRI JOVEM
Aquele que Viu o Abismo, de Gregorio Gananian e Negro Leo (SP)

MELHOR CURTA-METRAGEM | MOSTRA FOCO | JÚRI OFICIAL
Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro (RJ)

PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro (RJ)

PRÊMIO ABRACCINE
Estranho Caminho, de Guto Parente (CE)

PRÊMIO HELENA IGNEZ | DESTAQUE FEMININO
Kerexu Martim, diretora de Aguyjevete Avaxi’i

MOSTRA WIP
Prêmio CTAv The End: Ausente, de Ana Carolina Soares (MG)
Prêmio O2 Pós: Novembro, de Milena Times (PE)
Prêmio Festival de Málaga: Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges (MG)

*O CINEVITOR está em Tiradentes e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Leo Lara/Universo Produção.

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