27ª Mostra de Cinema de Tiradentes: conheça os filmes selecionados para a Mostra Aurora

por: Cinevitor
Cena do documentário Eu Também Não Gozei, de Ana Carolina Marinho

A 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de janeiro de 2024, acaba de anunciar a seleção de mais uma edição da Mostra Aurora, consolidado como o principal espaço de invenção do cinema brasileiro contemporâneo.

A Aurora ­é a seção do evento dedicada a filmes feitos por realizadores com até três longas-metragens na carreira e que se caracteriza por trabalhos estéticos e narrativos singulares. Como de praxe, são sete filmes inéditos no país, a maioria em pré-estreia mundial, escolhidos pela curadoria coordenada por Francis Vogner dos Reis e composta nesta edição por Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes, com assistência de Rubens Anzolin.

Todos os filmes da Mostra Aurora 2024 serão avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra. A curadoria recebeu aproximadamente 240 inscrições de longas-metragens e, em termos gerais, a variedade de filmes chamou atenção da equipe, ampliando o desafio de chegar a uma seleção enxuta e que representasse o que se acredita ser um conjunto de títulos tão diverso quanto inventivo. Dos 7 longas, um deles tem direção de um ganhador anterior da Aurora, Isaac Donato, que venceu a mostra em 2021 com Açucena.

“Os filmes selecionados se lançam a desafios únicos e singulares na busca por reencontrar novas formas de imaginação através de seus discursos. São filmes de conquistas poéticas raras que buscam nas imagens elementos que estão fora da mídia, que não se resumem a dados de informação ou de afirmação, e sim que se constroem como expressão diante dos nossos olhos e por isso se diferenciam de um regime audiovisual homogêneo que tenta dominar o imaginário nos filmes mais convencionais”, frisa Francis Vogner, coordenador curatorial da Mostra de Tiradentes.

O curador destaca que, se há elementos em comum nos filmes, está justamente nas buscas por investigarem expressivamente as imagens para acharem algo novo, que se completa exatamente na projeção do filme. De documentários de dispositivo a ficções conspiracionistas, os longas-metragens da Aurora nesta edição se aproximam por suas ousadias: “Num momento em que discutimos tanto a diversidade, e essa diversidade é fundamental em todas as instâncias criativas, é importante estarmos atentos também na presença disso dentro das formas de expressão, na escolha por como se construir um filme”, reforça Francis.

“A Mostra de Tiradentes tem a preocupação constante de apostar na diversidade ampla, geral e irrestrita, que passa pelas equipes de criação e chega também na estética e nos exercícios de imaginação no interior dos filmes”, completa Francis Vogner.

Em 2024, o Júri Oficial convidado a avaliar os filmes da Mostra Aurora será formado por Affonso Uchôa, cineasta; Aline Motta, artista visual e escritora; Juliana Costa, crítica, curadora e pesquisadora; Lia Bahia, pesquisadora e professora; e Uirá dos Reis, poeta, pesquisador e cineasta.

Cena do filme O Tubérculo, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune

Sobre a seleção: Eu Também Não Gozei é um documentário sobre uma mulher grávida num périplo em busca do pai de seu filho, enquanto passa o período de gestação sozinha. A câmera a acompanha no processo, e seu registro se dá numa construção narrativa a partir de sua aproximação e distância da personagem. A diretora Ana Carolina Marinho foi roteirista da ficção A Mãe, de Cristiano Burlan e protagonizado por Marcélia Cartaxo.

O Tubérculo é filmado em película Super-8 e se envereda pelo cinema de invenção radical e poética para seguir um ator que deixa Lisboa para retornar à cidade natal no interior do Brasil após a morte da avó e é assombrado uma herança maldita e por seu primeiro amor. A dupla de diretores Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune exibiu um filme anterior, O Pequeno Mal, em 2018, no Festival de Brasília

Maçãs no Escuro mergulha na vida do dramaturgo Edson Aquino, cuja trajetória é registrada por uma equipe de documentaristas estrangeiros enquanto comemora seus 35 anos de carreira. Produzido na cidade de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, com direção de Tiago A. Neves, o filme mescla o retrato e o experimentalismo para transmitir os sentidos de seu personagem e daquilo que ele significa diante das câmeras. No ano passado, Tiago exibiu Cervejas no Escuro na Mostra Aurora, que rendeu o Prêmio Helena Ignez para a atriz Edna Maria.

Sofia Foi segue o último dia de uma personagem suicida em cenas com tempos dilatados e densos que sempre contém algum tipo de acontecimento, mínimo que seja, numa trajetória derradeira de crise de identidade e angústia geracional. Com trajetória na fotografia, o diretor Pedro Geraldo estreia na direção de um longa-metragem e foi premiado no FIDMarseille, na França, em 2023, com este primeiro trabalho.

Not Dead vira sua câmera para a inusitada resistência punk na Bahia e faz isso com serenidade e rigor de construção, mesclando intimidade e delicadeza na abordagem de uma crise geracional detectada na relação formal do filme com seus personagens e o tempo próprio que eles exalam. O diretor Isaac Donato venceu a Mostra Aurora em 2021 com um filme igualmente rigoroso e atento ao que filma, Açucena.

Lista de Desejos para Superagüi documenta Martelo, pescador de 70 anos no litoral sul que ainda não conseguiu se aposentar. Ele é um homem-farol que aponta luz para Superagüi e ilumina os desejos terrenos de seus moradores. A atmosfera do filme se aproxima do neorrealismo na densidade poética de suas imagens e abordagens. Pedro Giongo, diretor, vem de uma ampla experiência como montador, inclusive tendo sido premiado na função em 2019, por Alice Junior no Festival de Brasília.

EROS é um documentário de dispositivo articulado com imagens de pessoas frequentadoras de motéis que, convidadas a se filmar durante uma noite, compartilham seus vídeos para a estruturação do filme. A diretora Rachel Daisy Ellis estreia na função depois de uma premiada trajetória como produtora, incluindo os filmes Doméstica (2012), Boi Neon (2015) e Divino Amor (2019), todos de Gabriel Mascaro; além de ter dirigido o premiado curta Mini Miss (2018).

Vale lembrar que recentemente a Mostra de Tiradentes anunciou os homenageados desta 27ª edição: em 2024, o evento celebra as trajetórias do cineasta mineiro André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen

Conheça os filmes selecionados para a Mostra Aurora da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

EROS, de Rachel Daisy Ellis (PE)
Eu Também Não Gozei, de Ana Carolina Marinho (SP)
Lista de Desejos para Superagüi, de Pedro Giongo (PR)
Maçãs no Escuro, de Tiago A. Neves (SP)
Not Dead, de Isaac Donato (BA)
O Tubérculo, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune (SP)
Sofia Foi, de Pedro Geraldo (SP)

Fotos: Amanda Bortolo/Divulgação.

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