Maggie Mulubwa em I Am Not a Witch: filme premiado.
Realizado anualmente pela Cultura Inglesa, o 23º Cultura Inglesa Festival acontece em São Paulo entre os dias 24 de maio e 16 de junho. A programação promete uma experiência multicultural e multidisciplinar inteiramente gratuita. Nesta edição, a programação de cinema apresentará três recortes da sétima arte: filmes temáticos, obras contemporâneas e curtas-metragens produzidos especialmente para o evento.
A mostra Heróis Britânicos, realizada em parceria com o Spcine, terá exibição de filmes clássicos com personagens britânicos que conectam o mundo dos games com o das telonas, em uma oportunidade única de rever estes filmes em uma tela de cinema. Serão 9 filmes com exibições entre 24 e 26 de maio no Centro Cultural São Paulo.
Na sexta-feira, o Excalibur Day, apresentará três obras que trazem as clássicas lendas do Rei Arthur: Lancelot, o Primeiro Cavaleiro, de Jerry Zucker (1995), Rei Arthur, de Antoine Fuqua (2004) e Rei Arthur: A Lenda da Espada, de Guy Ritchie (2017). No sábado, o Lara’s Day apresenta três versões distintas de Lara Croft, a heroína britânica dos games: Lara Croft: Tomb Raider (2001), Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida (2003) e Tomb Raider: A Origem (2018). E no domingo, o festival apresenta o Detective Day, com três filmes clássicos britânicos de detetive: Os Sete Suspeitos, de Jonathan Lynn (1985), O Enigma da Pirâmide, de Barry Levinson (1985) e Sherlock Holmes, de Guy Ritchie (2009). A retirada gratuita de ingressos acontece meia hora antes da primeira sessão de cada dia: um ingresso por pessoa.
Para quem curte a temática de games, pode aproveitar a maratona para visitar a exposição interativa I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar, que também estará no Centro Cultural São Paulo durante todo o período do festival.
Richard Gere em Lancelot, o Primeiro Cavaleiro.
Já em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, nos dia 31 de maio, 1 e 2 de junho, o festival apresentará o Cine Fachada: Novos Diretores Britânicos, uma edição especial do projeto com exibição ao ar livre de três filmes de expoentes diretores do Reino Unido, inéditos nos cinemas de São Paulo. As três obras se destacam por sua originalidade e a repercussão internacional após sua estreia
O primeiro a ser exibido será American Animals, do premiado diretor e produtor Bart Layton, conhecido por abordar assuntos controversos. A mostra segue com I Am Not a Witch, da diretora Rungano Nyoni, nascida na Zâmbia e criada no País de Gales desde os nove anos de idade. Sua produção foi exibida na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, e coleciona 16 prêmios, entre eles o BAFTA, e 26 indicações, como a de representante do Reino Unido ao Oscar 2019 na categoria de melhor filme estrangeiro. Finalizando a edição especial do Cine Fachada, Beast, o romance sombrio do diretor Michael Pearce, que foi premiado no BAFTA e no British Independent Film Awards.
Finalizando a programação de cinema, a mostra Curtas-metragens apresenta Vitorianna, de Gabriela Capello, e Antes que seja tarde, de André Queiroz, duas obras inspiradas na cultura britânica e produzidas pelo edital público da Cultura Inglesa, que fomenta a produção artística nacional. As exibições acontecem no dia 4 de junho no Instituto Moreira Salles, seguida de bate-papo com os diretores.
A curadoria de curtas-metragens é composta pela produtora e sócia da bigBonsai, Deborah Osborn, o diretor executivo e artístico do Festival Mix Brasil, João Federici; e Sidney Santiago, ator, pesquisador, diretor e militante do teatro brasileiro.
Para mais informações sobre o 23º Cultura Inglesa Festival acesse o site e acompanhe as redes sociais.
Fotos: Columbia Pictures e Divulgação.