Karim Aïnouz fará parte do júri do Festival de Berlim 2022

por: Cinevitor
Cineasta brasileiro no júri da Berlinale.

A 72ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro, terá o cineasta, roteirista e produtor M. Night Shyamalan como presidente do Júri Internacional e o longa Peter von Kant, de François Ozon, como filme de abertura.

Nesta quarta-feira, 26/01, foram anunciados os nomes dos integrantes que completam o júri oficial. Juntos, terão a missão de escolher os grandes vencedores do Urso de Prata e do Urso de Ouro, considerados os prêmios mais importantes do evento.

Entre os membros do júri, vale destacar a presença do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, que já passou pela Berlinale com os filmes Praia do Futuro, na Competição; Aeroporto Central, na mostra Panorama, que recebeu o Prêmio Amnesty; e os documentários Nardjes A. e Cathedrals of Culture, no qual divide a direção com outros cineastas.

Os outros integrantes do júri são: o produtor cinematográfico francês-tunisino Saïd Ben Saïd, que assinou diversos trabalhos internacionais, como Benedetta e Elle, de Paul Verhoeven, e também os brasileiros Aquarius e Bacurau; a diretora e roteirista alemã Anne Zohra Berrached, premiada em Berlim com Zwei Mütter e 24 Wochen; a cineasta zimbabuense Tsitsi Dangarembga; o diretor e roteirista japonês Ryûsuke Hamaguchi, do premiado Drive My Car e vencedor do Urso de Prata com Roda do Destino; e a atriz dinamarquesa Connie Nielsen, de Irmãos, Gladiador e Mulher-Maravilha.

Neste ano, 18 filmes, de 15 países, foram selecionados para a Competição; sete foram dirigidos por mulheres. Da lista, onze cineastas já estiveram no festival, oito em competição e cinco deles já foram premiados.

Foto: Pascal LeSegretain/Getty Images Europe.

Comentários