Festival de Berlim 2022: M. Night Shyamalan será o presidente do júri

por: Cinevitor
Cineasta consagrado: presença confirmada na Berlinale.

A 72ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro de 2022, anunciou nesta terça-feira, 19/10, que o cineasta, roteirista e produtor M. Night Shyamalan será o presidente do Júri Internacional do próximo ano.

Ao lado de outros nomes consagrados, que serão anunciados em breve, Shyamalan terá a missão de escolher os grandes vencedores do Urso de Prata e do Urso de Ouro, considerados os prêmios mais importantes do evento.

Nascido na Índia e naturalizado norte-americano, o cineasta tem cativado o público com seus filmes de gênero nas últimas três décadas. Seu longa O Sexto Sentido, lançado em 1999 e estrelado por Bruce Willis, foi o segundo filme de maior bilheteria daquele ano e recebeu seis indicações ao Oscar. Hoje, Shyamalan continua sendo um dos nomes mais reconhecidos do cinema.

O diretor estudou cinema na Tisch School of the Arts, da New York University; no último ano, filmou seu primeiro longa-metragem, Praying with Anger, que estreou no Festival de Toronto. Até agora, sua carreira conta com 14 longas-metragens como diretor.

Depois de O Sexto Sentido, Shyamalan lançou diversos títulos que foram sucesso de bilheteria, como: Corpo Fechado (2000), Sinais (2002) e A Vila (2004). Seu longa A Visita foi o filme de terror de maior sucesso em 2015 e, por conta disso, decidiu começar a financiar seus próprios trabalhos. Fragmentado, lançado em 2017, ficou em primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos por três semanas consecutivas, seguido por Vidro, que repetiu o mesmo feito. Seu último filme, Tempo, baseado na história em quadrinhos Sandcastle, foi lançado este ano. Atualmente, está trabalhando em seu próximo longa, Knock at the Cabin, que será lançado em fevereiro de 2023.

Além do Oscar, Shyamalan foi indicado em outras diversas premiações, como: BAFTA, Globo de Ouro, Annie Awards, Directors Guild of America, entre outras. Com O Sexto Sentido foi premiado no Satellite Awards e apareceu três vezes na prestigiada lista de melhores do ano da Cahiers du Cinéma com Fragmentado, A Dama na Água e A Vila.

Foto: Dia Dipasupil/Getty Images North America.

Comentários