8 ½ Festa do Cinema Italiano 2019: conheça os destaques da programação

por: Cinevitor

berlusconiitalia1Toni Servillo interpreta Silvio Berlusconi em filme de Paolo Sorrentino.

Depois de mais de uma década de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes, o festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano firma-se como um evento de grande relevância também no Brasil. Além do número de cidades, aumentaram também o número de filmes apresentados e as sessões programadas: serão mais de 300 em duas semanas de exibição alcançando mais de 25.000 espectadores.

Nesta edição, estão confirmadas as estreias de importantes filmes que fizeram grande sucesso nos mais importantes festivais internacionais, como Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia), de Gianni Zanasi, premiado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2018; e Euforia, de Valeria Golino, filme exibido na mostra Un Certain Regard, também em Cannes.

A programação segue trazendo ao Brasil o melhor da safra recente do cinema italiano, com produções inéditas e que foram destaques ao redor do mundo. O festival exibirá também as últimas obras de grandes autores, como: Noite Mágica (Notti magiche), dirigido por Paolo Virzì, de A Primeira Coisa Bela, Loucas de Alegria e Ella e John; e Silvio e os Outros (Loro), do vencedor do Oscar Paolo Sorrentino, por A Grande Beleza, sobre a vida do controverso ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi, interpretado por Toni Servillo.

euforiaitaliano Riccardo Scamarcio e Valerio Mastandrea em Euforia, de Valeria Golino.

Não falta espaço para novas descobertas com a exibição de filmes de jovens diretores que despertaram o interesse da crítica e do público, como: Entre Tempos (Ricordi?), de Valerio Mieli, premiado no Festival de Veneza e que narra uma poética reflexão sobre um amor nunca esquecido; Desafio de um Campeão (Il campione), de Leonardo D’Agostini, filme emocionante que traz o universo do futebol em uma história de amizade e companheirismo estrelada por Stefano Accorsi e Andrea Carpenzano; Dafne, de Federico Bondi, vencedor do Prêmio FIPRESCI da mostra Panorama do Festival de Berlim deste ano, que conta a comovente história de uma jovem com Síndrome de Down interpretada por Carolina Raspanti; e o divertido Bangla, de Phaim Bhuiyan, exibido em Roterdã e premiado como a melhor comédia italiana do ano pelos críticos, que narra as aventuras amorosas de um italiano filho de imigrantes de Bangladesh.

No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, o festival faz sua homenagem aos grandes mestres da arte renascentista ao trazer nas suas imagens oficiais recriações contemporâneas de algumas das obras-primas de Caravaggio, da Vinci, BotticelliRaffaelloMichelangelo Buonarroti. Esta escolha é representada também em termos de programação. Durante o festival, serão exibidos em pré-estreia: Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci, com Enrico Lo Verso; e Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garcés Lambert, dois dos filmes que farão parte do ciclo A Grande Arte no Cinema, uma série de documentários de grande impacto que serão exibidos nas salas brasileiras a partir de outubro.

michelangeloitalianoCena de Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci.

Para concluir, acontecerá uma homenagem a um importantíssimo filme italiano, O Melhor da Juventude (La Meglio Giovetú), de Marco Tullio Giordana, com Luigi Lo Cascio, Alessio Boni  e Adriana Asti, que narra uma epopeia familiar através de algumas das páginas mais importantes da recente história da Itália. O longa foi premiado na mostra Un Certain Regard, em Cannes, em 2003, indicado ao César Awards e ao European Film Awards, recebeu o Prêmio do Público no Festival de Roterdã, foi eleito um dos melhores filmes estrangeiros do ano pela National Board of Review e foi consagrado pelo público do Palm Springs International Film Festival. Será exibido em uma nova cópia restaurada.

Neste ano, o 8 1/2 ocorre em um novo formato e será realizado em duas semanas: de 8 a 14 de agosto o festival acontece em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. De 15 a 21 de agosto chega a Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador, Vitória, além de Fortaleza, Londrina e Natal, que acabam de entrar para o circuito do 8 ½.

Mais novidades, a programação com os filmes, horários e os convidados estarão disponíveis no site do evento. Clique aqui.

Fotos: Divulgação.

Comentários