SXSW Film Festival 2024: brasileiros ganham destaque na programação

por: Cinevitor
O ator brasileiro Marco Pigossi no longa High Tide, de Marco Calvani

Realizado pela primeira vez em 1987, em Austin, no Texas, o South by Southwest, também conhecido como SXSW, é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que reúne profissionais do mundo todo interessados em compartilhar ideias por meio de exibições, exposições, sessões de filmes e diversas oportunidades de networking.

Nesta 31ª edição do SXSW Film Festival, que acontecerá entre os dias 8 e 16 de março, Matador de Aluguel, dirigido por Doug Liman e protagonizado por Jake Gyllenhaal, será o filme de abertura; o longa é uma releitura do título lançado em 1989, de Rowdy Herrington com Patrick Swayze. Para o encerramento, será exibido The Idea of You, de Michael Showalter, com Anne Hathaway e Nicholas Galitzine no elenco.

Em comunicado oficial, Claudette Godfrey, vice-presidente do festival de TV e cinema, disse: “Prepare-se para uma mistura épica de filmes, TV e experiências XR que proporcionarão um misto de entretenimento e inspiração de alta octanagem para o nosso público”.

Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com o longa Pedágio, de Carolina Markowicz, na mostra Festival Favorite, que traz títulos aclamados em festivais ao redor do mundo. Estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, a trama mostra Suellen, uma cobradora de pedágio que percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. O longa é um retrato da opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+ diante das incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade, de forma mais explícita nos últimos anos.

Cena de Seu Nome Era Gisberta, de Sérgio Galvão Roxo

Além disso, o documentário em realidade virtual e animação Seu Nome Era Gisberta, de Sérgio Galvão Roxo, uma coprodução entre Brasil e Portugal, será exibido na mostra XR Experience Spotlight. O filme, narrado por Alexia Vitória, retrata a vida e a morte de Gisberta Salce Júnior, mulher trans brasileira brutalmente assassinada por 14 jovens na cidade do Porto, em Portugal, em 2006.

Na mostra Narrative Spotlight, o suspense High Tide, dirigido pelo cineasta italiano Marco Calvani, conta com o ator brasileiro Marco Pigossi como protagonista. Na trama, ele interpreta Lourenço, um imigrante brasileiro à deriva e com o coração partido, que procura um propósito na meca queer de Provincetown, onde inicia um romance inesperado com Maurice, vivido por James Bland. O elenco conta também com Marisa Tomei, Andrew Keegan, Bill Irwin, Sonalii Castillo, Mya Taylor, Sean Mahon e Robert LaSardo.

Vale destacar também a presença da cineasta brasileira Ivete Lucas, radicada nos Estados Unidos, que exibirá The Passing, uma produção americana e codirigida por Patrick Bresnan, na mostra Texas Short Program. O curta documenta uma série de visitas domiciliares de um veterinário,que culmina em uma experiência dolorosa com um paciente especial.

Nesta 31ª edição, a Spcine marca presença em Austin promovendo o audiovisual paulistano, estabelecendo parcerias e atraindo investimentos para a cidade de São Paulo. Os destaques da participação incluem o patrocínio de seis profissionais do audiovisual paulistano para o evento, entre eles, Maeve Jinkings, renomada atriz brasileira, e Mailson Soares, fundador da produtora Favela Made. A comitiva paulistana também é composta por integrantes da Amplifica Cine e da Rede Afirmativa Spcine.

Além disso, outros títulos foram anunciados, como: The Fall Guy, de David Leitch, com Ryan Gosling, Emily Blunt, Winston Duke, Aaron Taylor-Johnson, Hannah Waddingham e Stephanie Hsu no elenco; Monkey Man, dirigido e atuado por Dev Patel; A Nice Indian Boy, de Roshan Sethi; Arcadian, de Ben Brewer, com Nicolas Cage; I Love You Forever, de Cazzie David e Elisa Kalani; o documentário Cheech & Chong’s Last Movie, de David Bushell; Hood Witch, de Saïd Belktibia, com Golshifteh Farahani; entre outros.

Fotos: Divulgação.

Comentários