CINEVITOR #412: Entrevista com Dira Paes e Renato Barbieri | Pureza

por: Cinevitor
Protagonista: Dira Paes em cena.

Dirigido por Renato Barbieri e protagonizado por Dira Paes, Pureza, que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 19/05, é um longa-metragem inspirado em fatos reais. O filme narra a história de uma mãe que procura por seu filho desaparecido e encontra uma rede de fazendas praticando o trabalho escravo no interior da Amazônia.

Em 1993, Abel, filho de Pureza, some após sair de casa em busca de um trabalho melhor do que o mal remunerado de fabricação de tijolos. Sem notícias do filho, Pureza percorre cidades e acaba se alistando para trabalhar como cozinheira em uma fazenda no Pará, acreditando que seu filho se encontra em um local assim. Lá, Pureza descobre como capatazes de um rico fazendeiro de São Paulo mantém, por meio da violência e de um traiçoeiro sistema de dívidas, um grupo de trabalhadores em condições desumanas. Com a ajuda de um padre, luta para ser ouvida.

Em 1997, a trabalhadora rural maranhense Pureza Lopes Loyola recebeu o Prêmio Antiescravidão, medalha concedida anualmente pela Anti-Slavery International, do Reino Unido, a mais antiga organização abolicionista em atividade.

Além de Dira Paes, o longa conta também com Flavio Bauraqui, Matheus Abreu, Mariana Nunes, Claudio Barros, Sergio Sartório, Alberto Silva Neto, Jefferson Mendes, Guto Galvão, Gregório Benevides, João Gott, Enoque Marinho, Goretti Ribeiro, Paulo Marat, Felipe Lima, Andrade Junior, Roger Paes, Marta Ferreira, Amanda Perdigão e Zuhmar de Nazaré no elenco. O roteiro é de Barbieri e de Marcus Ligocki Jr., que também assina a produção da obra, que tem Affonso Beato como produtor associado e Paulo Morelli na produção executiva. A fotografia é de Felipe Reinheimer.

O filme passou por diversos festivais e se destacou com 28 prêmios nacionais e internacionais, entre eles: no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa recebeu os prêmios de melhor filme e melhor atriz para Dira Paes; foi exibido no 42º Festival de Havana e no Festival do Rio; na 27ª edição do Festival de Cinema de Vitória foi eleito o melhor filme pelo júri popular e também rendeu o prêmio de melhor atriz para Dira Paes; em 2020 foi premiado em duas categorias no Inffinito Film Festival, entre elas, melhor fotografia; e foi o grande vencedor da 24ª edição do FAM, Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Para falar mais sobre Pureza, conversamos com o diretor Renato Barbieri e com a protagonista Dira Paes. Aperte o play e confira:

Foto: Divulgação/Downtown Filmes.

Comentários