Cannes 2021: mostra Un Certain Regard anuncia vencedores; coprodução brasileira se destaca

por: Cinevitor
Noche de Fuego, de Tatiana Huezo: coprodução entre México e Brasil.

Foram anunciados nesta sexta-feira, 16/07, os vencedores da mostra Un Certain Regard, também conhecida como Um Certo Olhar, que coloca em evidência filmes dirigidos por novos cineastas, porém mais atípicos aos da Competição Oficial do Festival de Cannes.

Neste ano, a cineasta britânica Andrea Arnold presidiu o júri, que contou também com Mounia Meddour, cineasta franco-argelina; Elsa Zylberstein, atriz francesa; Daniel Burman, cineasta e produtor argentino; e Michael Angelo Covino, cineasta, produtor e ator americano.

“Em nossas discussões, as duas coisas que constantemente dizíamos eram: ‘este filme é muito corajoso’ e ‘este filme vem do coração’. Muitos dos filmes são muito apaixonados e muitos falam sobre coisas difíceis de falar. Gostaríamos de agradecer a todos os cineastas pelos belos e corajosos trabalhos. Seus filmes criaram debates vigorosos”, disse a presidente do júri em comunicado oficial.

Dirigido por Kira Kovalenko, o drama russo Razzhimaya Kulaki (Unclenching The Fists) foi o grande vencedor desta edição. O filme se passa em uma antiga cidade mineira na Ossétia do Norte-Alânia, onde uma jovem luta para escapar do domínio sufocante da família que a ama tanto, mas também a rejeita.

Outro destaque da premiação foi A Noite do Fogo (Noche de Fuego), coprodução internacional da brasileira Desvia, de Gabriel Mascaro e Rachel Ellis, com a mexicana Pimienta Films, que recebeu Menção Especial do júri. O filme é uma adaptação livre do romance Prayers for the Stolen, da americana Jennifer Clement, sendo o primeiro longa-metragem de ficção da diretora Tatiana Huezo.

O longa se passa em uma cidade solitária situada nas montanhas mexicanas, onde três amigas ocupam as casas daqueles que fugiram e se vestem de mulheres quando ninguém está olhando. Enquanto magia e alegria abundam no próprio universo impenetrável delas, suas mães treinam as três garotas para se protegerem dos grupos de sequestradores que atuam na região, até que um evento altera a rotina do povoado. Com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil, o elenco conta com Mayra Batalla, Norma Pablo e Olivia Lagunas.

Conheça os vencedores da mostra Un Certain Regard 2021:

PRÊMIO UN CERTAIN REGARD
Razzhimaya Kulaki (Unclenching The Fists), de Kira Kovalenko (Rússia)

PRÊMIO DO JÚRI
Grosse Freiheit (Great Freedom), de Sebastian Meise (Áustria)

MELHOR ELENCO
Bonne Mère, de Hafsia Herzi (França)

COURAGE PRIZE
La Civil, de Teodora Ana Mihai (Bélgica/Romênia/México)

PRÊMIO ORIGINALIDADE
Lamb, de Valdimar Jóhannsson (Islândia/Suécia/Polônia)

MENÇÃO ESPECIAL
Noche de Fuego, de Tatiana Huezo (México/Brasil)

Foto: Divulgação.

Comentários