Festival do Rio e Telecine realizam edição especial on-line com filmes inéditos

por: Cinevitor
A Felicidade das Pequenas Coisas, de Pawo Choyning Dorji: filme de abertura.

Pelo segundo ano consecutivo, o Telecine e o Festival do Rio promovem juntos, com exclusividade, mais uma edição da mostra on-line com filmes inéditos de diferentes nacionalidades e grande repercussão internacional.

Entre os dias 15 e 24 de julho, o Telecine, dentro do Globoplay, traz uma seleção de dez filmes de oito países que exaltam pluralidade e diversidade. A cada dia, um longa estreia na plataforma, sempre às 10h, e fica disponível por 24 horas. Às sextas e aos domingos, o Telecine Cult exibe, às 22h, alguns dos principais longas da seleção. 

A Felicidade das Pequenas Coisas, dirigido por Pawo Choyning Dorji, é o filme de abertura do Festival do Rio no Telecine e estará disponível gratuitamente on-line para não assinantes e, às 22h, no Telecine Cult, na sexta, dia 15 de julho. O longa foi a primeira produção do Butão indicada ao Oscar e concorreu na categoria de melhor filme internacional.  

No dia 16, é a vez da comédia dramática A Última Noite, de Camille Griffin, que reúne Keira Knightley, Matthew Goode, Roman Griffin Davis e Annabelle Wallis. O suspense inédito O Salão de Huda, do palestino Hany Abu-Assad, exibido nos festivais de Toronto e Nashville, é o destaque de domingo, dia 17; a trama aborda o complexo conflito entre Palestina e Israel, mostrando os dois lados.

Novidade no Brasil, o drama Blue Bayou ganha exibição na segunda, 18. Dirigido, roteirizado e estrelado por Justin Chon, o longa foi exibido no Festival de Cinema de Toronto, indicado ao Independent Spirit Awards e selecionado para a mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes do ano passado. Também destaque em Toronto, o filme francês Arthur Rambo – Ódio nas Redes, de Laurent Cantet, é a atração de terça e convida o público para um debate sobre o cancelamento nas redes sociais. 

Charlotte Gainsbourg em Noites de Paris, de Mikhaël Hers.

O cineasta Paul Schrader, que será homenageado com o Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza deste ano, marca presença no especial do Telecine na quarta, dia 20, com a obra O Contador de Cartas, protagonizada por Oscar Isaac. Já o inédito Rabiye Kurnaz vs George W. Bush, de Andreas Dresen, fica disponível na plataforma na quinta, 21; o longa levou dois prêmios no Festival de Berlim, em uma edição marcada por mulheres, com Meltem Kaptan eleita a melhor atriz por sua personagem no filme, enquanto Laila Stieler conquistou a categoria de melhor roteiro.

Na sexta, dia 22, a novidade é o título ucraniano Olga, dirigido por Elie Grappe, vencedor do SACD Award para melhores novos autores na Semana da Crítica do Festival de Cannes; a história se passa no fim de 2013, período em que o país, atualmente em guerra, enfrentava outra época de efervescência. O longa, que era o representante da Suíça no Oscar deste ano, foi um dos finalistas ao Troféu Bandeira Paulista da 45ª Mostra de São Paulo.

O segundo fim de semana do Festival do Rio no Telecine conta com mais destaques. Inédita no Brasil, a produção francesa Noites de Paris pode ser vista no sábado, 23. Com direção de Mikhaël Hers e com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon, Richter, Noée Abita e Megan Northam no elenco, o longa disputou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Para fechar o especial em grande estilo, no domingo, a comédia nacional O Pai da Rita traz a força do protagonismo negro com Ailton Graça, Wilson Rabelo e Jéssica Barbosa. Na trama, o cineasta Joel Zito Araújo promove um verdadeiro mergulho no universo do samba, da trilha sonora aos personagens principais, dois compositores de uma escola de samba. 

Vale lembrar que o Festival do Rio acontecerá presencialmente nos cinemas do Rio de Janeiro entre os dias 6 e 16 de outubro.

Fotos: Divulgação/Pandora Filmes.

Comentários