Propriedade, de Daniel Bandeira, é selecionado para o Festival de Berlim 2023

por: Cinevitor
Malu Galli no longa pernambucano Propriedade, de Daniel Bandeira

O Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou nesta quarta-feira, 18/01, novos filmes selecionados para sua 73ª edição, que acontecerá entre os dias 16 e 26 de fevereiro.

Na mostra Panorama, que terá La Sirène, de Sepideh Farsi, como filme de abertura, o cinema brasileiro se destaca com o longa pernambucano Propriedade, de Daniel Bandeira. Na trama, para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado. Separados por uma camada impenetrável de vidro, dois universos estão prestes a colidir.

Daniel Bandeira, roteirista e diretor do filme, disse: “A ideia inicial de Propriedade surgiu há 16 anos como um mero exercício de linguagem; um experimento de narrativa em espaços confinados. Mas, de lá para cá, o Brasil acabou se infiltrando em seu formato final: a incomunicabilidade, o agravamento da desigualdade, a carrocracia, a desvalorização do trabalho. Todas essas coisas são manifestações modernas de questões muito antigas como a escravidão, o racismo e a concentração da posse da terra. Nossos problemas imediatos nos distraem da reflexão sobre os fatores que nos trouxeram até aqui. Mas a História não nos abandona. A História do Brasil é uma história de fantasmas muito presentes”.

Propriedade foi rodado em 2018, numa fazenda do município de São José da Coroa Grande, em Pernambuco. Após quatro semanas de trabalho, as filmagens foram finalizadas no dia 7 de outubro, dia do primeiro turno das eleições presidenciais daquele ano: “Foi como submergir. Tivemos uma ótima experiência de equipe durante as filmagens, mas encerramos nossa última diária perturbados pela apuração das eleições. Tínhamos uma noção muito clara de quem estava sendo eleito e de que um período muito duro começava bem ali. Exatos quatro anos depois, voltamos à tona com o filme já pronto no Festival do Rio. Por mais danoso que tenha sido, esse período acabou tornando o filme ainda mais urgente, mais sensível para esse momento que enseja um resgate da nossa civilidade”, disse Bandeira.

Com produção de Kika Latache e Livia de Melo, fotografia de Pedro Sotero e montagem de Matheus Farias, o elenco conta com Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira, Samuel Santos, Edilson Silva, Carlos Amorim, Anderson Cleber, Ângelo Fàbio, Sandro Guerra, Roberta Lúcia, Amara Rita Magalhães, Marcílio Moraes, Nivaldo Nascimento, Ane Oliva, Aruandhê Pereira, Andala Quituche, Natureza Rodrigues, Maria José Sales, Erick Silva, Clebia Sousa, Marília Souto e Chris Veras.

Em comunicado oficial, Michael Stütz, diretor da mostra Panorama, disse: “Conteúdo e forma são os meios usados para transmitir suas respostas cinematográficas a eventos atuais complexos e convulsões individuais. A câmera serve como ferramenta, a inspiração como arma. São criadas imagens que preenchem lacunas e atuam como posições importantes (de oposição) nas sociedades”.

Já na mostra Generation 14plus, que também teve novos filmes anunciados, o drama Wann wird es endlich wieder so, wie es nie war, de Sonja Heiss, será o filme de abertura; na mostra Generation Kplus, o longa belga Zeevonk, de Domien Huyghe, abrirá a seção.

Além disso, o clássico Cinderela, de Walt Disney, lançado em 1950 e dirigido por Wilfred Jackson, Clyde Geronimi e Hamilton Luske, ganhará uma exibição especial em versão restaurada na mostra Generation Kplus ao lado de outros títulos que fazem parte do programa Young at Heart: Coming of Age at the Movies.

Conheça os novos filmes selecionados para o 73º Festival de Berlim:

PANORAMA

After, de Anthony Lapia (França)
All the Colours of the World Are Between Black and White, de Babatunde Apalowo (Nigéria)
Das Lehrerzimmer, de İlker Çatak (Alemanha)
Drifter, de Hannes Hirsch (Alemanha)
Femme, de Sam H. Freeman e Ng Choon Ping (Reino Unido)
Ghaath, de Chhatrapal Ninawe (Índia)
Green Night, de Han Shuai (Hong Kong/China)
Heroico, de David Zonana (México/Suécia)
La Bête dans la jungle, de Patric Chiha (França/Bélgica/Áustria)
Matria, de Álvaro Gago (Espanha)
Motståndaren, de Milad Alami (Suécia)
Propriedade, de Daniel Bandeira (Brasil)
Sages-femmes, de Léa Fehner (França)
Sira, de Apolline Traoré (Burkina Faso/França/Alemanha/Senegal)
Sisi & Ich, de Frauke Finsterwalder (Alemanha/Suíça/Áustria)
Ty mene lubysh?, de Tonia Noyabrova (Ucrânia/Suécia)

PANORAMA | DOCUMENTÁRIO

And, Towards Happy Alleys, de Sreemoyee Singh (Índia)
Joan Baez, de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle (EUA)
Kokomo City, de D. Smith (EUA)
The Eternal Memory, de Maite Alberdi (Chile)
Under the Sky of Damascus, de Heba Khaled, Talal Derki e Ali Wajeeh (Dinamarca/Alemanha/EUA/Síria)

GENERATION KPLUS | LONGAS

A Greyhound of a Girl, de Enzo d’Alò (Luxemburgo/Itália/Irlanda/Reino Unido/Letônia/Estônia/Alemanha)
Cinderela, de Wilfred Jackson, Clyde Geronimi e Hamilton Luske (EUA) (1950)
Dancing Queen, de Aurora Gossé (Noruega)
Desperté con un sueño, de Pablo Solarz (Argentina/Uruguai)
Kiddo, de Zara Dwinger (Holanda)
Mimi, de Mira Fornay (Eslováquia)
Shen Hai, de Tian Xiaopeng (China)
Sweet As, de Jub Clerc (Austrália)

GENERATION KPLUS | CURTAS

Closing Dynasty, de Lloyd Lee Choi (EUA)
De songes au songe d’un autre miroir, de Yunyi Zhu (França)
Gaby les collines, de Zoé Pelchat (Canadá)
Gösta Petter-land, de Christer Wahlberg (Suécia)
Magma, de Luca Meisters (Holanda)
Somni, de Sonja Rohleder (Alemanha)
Spin & Ella, de An Vrombaut (Bélgica)
Sværddrage, de Amalie Maria Nielsen (Dinamarca)
Timis, de Awa Moctar Gueye (Senegal)
Tümpel, de Lena von Döhren e Eva Rust (Suíça)
Xiaohui he ta de niu, de Xinying Lao (China)

GENERATION 14PLUS | LONGAS

Aatmapamphlet, de Ashish Avinash Bende (Índia)
Almamula, de Juan Sebastian Torales (França/Argentina/Itália)
And the King Said, What a Fantastic Machine, de Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck (EUA)
Ha’Mishlahat, de Asaf Saban (Israel/Polônia/Alemanha)
Hummingbirds, de Silvia Del Carmen Castaños e Estefanía “Beba” Contreras (EUA)
Mutt, de Vuk Lungulov-Klotz (EUA)
Ramona, de Victoria Linares Villegas (República Dominicana)
Wann wird es endlich wieder so, wie es nie war, de Sonja Heiss (Alemanha/Bélgica)
We Will Not Fade Away, de Alisa Kovalenko (Ucrânia/França/Polônia)

GENERATION 14PLUS | CURTAS

Hito, de Stephen Lopez (Filipinas)
Huo jian fa she shi, de Bohao Liu (China)
Incroci, de Francesca de Fusco (EUA/Alemanha)
Ma mère et moi, de Emma Branderhorst (Holanda)
Madden, de Malin Ingrid Johansson (Suécia)
Man khod, man ham miraghsam, de Mohammad Valizadegan (Alemanha/Tchéquia/Irã)
Mirror Mirror, de Sandulela Asanda (África do Sul)
Mise à nu, de Lea Marie Lembke e Simon Maria Kubiena (Alemanha)
Simo, de Aziz Zoromba (Canadá)
Szemem sarka, de Domonkos Erhardt (Hungria)
Yi shi yi ke, de Hao Zhao (China)

*Clique aqui e conheça os primeiros filmes selecionados para a mostra Panorama.
*Clique aqui e conheça os primeiros filmes selecionados para as mostras Generation.

Foto: Divulgação/Vilarejo Filmes.

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