Pacarrete é o grande vencedor do 47º Festival Sesc Melhores Filmes

por: Cinevitor

pacarrete1sescmelhoresMarcélia Cartaxo em Pacarrete: premiada e homenageada.

Foram anunciados nesta quarta-feira, 14/04, os vencedores do 47º Festival Sesc Melhores Filmes, que elege as melhores produções nacionais e estrangeiras na opinião da crítica especializada e do público. O mais longevo festival de cinema de São Paulo terá, pelo segundo ano, uma programação especial em formato on-line por conta da pandemia de Covid-19.

Nesta edição, os premiados foram anunciados virtualmente. A transmissão ao vivo da cerimônia aconteceu no canal do CineSesc no YouTube com apresentação do ator Silvero Pereira, premiado por Bacurau no ano passado. Alguns dos vencedores também marcaram presença no evento on-line, como Bárbara Paz, Allan Deberton, Geraldo Sarno, Juan Paiva, entre outros. Antes da cerimônia, os jornalistas e críticos de cinema Cunha Júnior, Duda Leite e a cineasta Renata Martins aqueceram a premiação comentando sobre os filmes de destaque de 2020.

Depois da premiação, o público foi contemplado com uma exibição única e especial de Valentina, dirigido por Cássio Pereira dos Santos e premiado em diversos festivais. O longa, protagonizado por Thiessa Woinbackk, conta a história de uma menina trans e sua mãe que se mudam para uma pequena cidade, mas rapidamente enfrentam dilemas quando a escola local exige a assinatura da mãe e do pai para se matricular.

De 15 de abril a 5 de maio, a equipe do CineSesc preparou um recorte com alguns dos filmes mais votados e também sessões especiais de clássicos premiados em edições passadas. O público poderá ver e rever os títulos na plataforma Sesc Digital, que estarão disponíveis por 24h, uma semana ou até o término do festival. Clique aqui e confira a programação completa.

Neste ano, o festival apresenta também uma homenagem à atriz brasileira Marcélia Cartaxo, com a exibição dos filmes A História da Eternidade (2015), de Camilo Cavalcante, e A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral. A programação traz também Na Faixa Especial Abril Indígena, com os filmes brasileiros Serras da Desordem (2006), de Andrea Tonacci, e Martírio, (2017), de Vincent Carelli, Tatiana Almeida e Ernesto de Carvalho. O projeto Abril Indígena integra o Programa Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, que aborda questões relativas aos povos originários, com objetivo de valorizar e difundir a diversidade cultural no Brasil.

Completa a programação do festival, uma série de atividades paralelas com pensadores e profissionais do cinema que se reúnem para debater temas importantes e atuais na sociedade e no audiovisual, nos encontros on-line. O CineSesc ainda oferece um curso prático gratuito sobre podcasts de cinema.

Os filmes são escolhidos democraticamente por meio de votação, dividida entre público e júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil; participaram da votação desta edição 176 produções. Neste ano, foram contabilizados mais de 4 mil votos do público, além da votação de 184 críticos, entre eles, Vitor Búrigo, aqui do CINEVITOR.

Conheça os vencedores do 47º Festival Sesc Melhores Filmes:

FILMES BRASILEIROS | PÚBLICO

Melhor Filme: Pacarrete, de Allan Deberton
Melhor Documentário: Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, de Bárbara Paz
Melhor Ator: Juan Paiva, por M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida
Melhor Atriz: Marcélia Cartaxo, por Pacarrete
Melhor Direção: Jeferson De, por M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida
Melhor Roteiro: Pacarrete, escrito por Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro
Melhor Fotografia: Pacarrete, por Beto Martins

FILMES BRASILEIROS | CRÍTICA

Melhor Filme: Pacarrete, de Allan Deberton
Melhor Documentário: Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, de Bárbara Paz
Melhor Ator: Irandhir Santos, por Fim de Festa
Melhor Atriz: Marcélia Cartaxo, por Pacarrete
Melhor Direção: Geraldo Sarno, por Sertânia
Melhor Roteiro: Pacarrete, escrito por Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro
Melhor Fotografia: Sertânia, por Miguel Vassy

FILMES ESTRANGEIROS | PÚBLICO

Melhor Filme: Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma
Melhor Ator: Willem Dafoe, por O Farol
Melhor Atriz: Scarlett Johansson, por Jojo Rabbit
Melhor Direção: Céline Sciamma, por Retrato de uma Jovem em Chamas

FILMES ESTRANGEIROS | CRÍTICA

Melhor Filme: Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma
Melhor Ator: Willem Dafoe, por O Farol
Melhor Atriz: Adèle Haenel, por Retrato de uma Jovem em Chamas
Melhor Direção: Céline Sciamma, por Retrato de uma Jovem em Chamas

O Festival Sesc Melhores Filmes está em sua 47ª edição sendo o mais antigo e um dos mais tradicionais festivais de cinema de São Paulo. Criado em 1974, o festival oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento.

Foto: Luiz Alves.

Comentários