O Que Resta, de Fernanda Teixeira, é exibido no 26º Festival Mix Brasil

por: Cinevitor

oquerestamix1Higor Campagnaro, Renata Guida e Bruna Linzmeyer em cena.

Exibido pela primeira vez para o público na 26ª edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, O Que Resta, de Fernanda Teixeira, integra a programação da mostra Panorama Brasil do evento.

No longa, Bárbara e Luiz parecem ter se desvencilhado definitivamente das vagas ambições artísticas que acalentavam aos 20 anos de idade. Presos a empregos que detestam, esgotados pelas demandas impostas por uma cidade cada vez mais cara e caótica, o casal encontra consolo ocasional visitando a propriedade serrana de Yuri.

Nessa casa relativamente isolada, sempre abarrotada de amigos, amantes, música, risadas, onde as festas se sucedem sem nenhum motivo particular, as frustrações e os desejos reprimidos do jovem casal de classe média chegam, por fim, ao ponto de erupção. Tempos que retornam, corpos que se encontram, vícios que permanecem.

Depois da exibição, que aconteceu na sexta-feira, 16/11, no CineSesc, a diretora e alguns integrantes da equipe participaram de um debate com o público presente, comandado por João Federici, diretor artístico do festival.

oquerestamix2Ação: Higor Campagnaro, Guilherme Dellorto e Renata Guida.

Sobre a opção pelo cinema independente, Fernanda comentou: “Sempre existiu uma certa dificuldade para realizar esse meu primeiro longa. Para esse projeto, não fizemos uma busca por patrocinadores. Eu escrevi esse roteiro junto com o Ismar Tirelli Neto já com a intenção de fazê-lo de forma independente. Foi um projeto pensado para isso”.

E completou: “Eu terminei o roteiro em novembro de 2016, então, até que foi um processo rápido para um longa. Quando o roteiro ficou pronto, já tínhamos a data para filmar. Ele nasceu dessa vontade, de fazer algo que fosse possível viabilizar por conta própria”.

O produtor PH Souza, da Cafeína Produções, disse: “Eu fico muito feliz por ter produzido o primeiro longa da Fernanda. Existe uma ciranda maluca no audiovisual brasileiro e como o curta-metragem deixou de ser algo, criamos uma parceria para realizar esse sonho do nada; para fugir dessa ciranda que virou a institucionalização do cinema brasileiro”.

oquerestamix3Equipe reunida na apresentação do filme no CineSesc.

O elenco de O Que Resta conta com Higor Campagnaro, Renata Guida, Guilherme Dellorto, Bruna Linzmeyer, Gustavo Novaes, Pedro Monteiro e diversos outros atores: “Na verdade, o elenco mudou muito do que eu tinha pensado quando escrevi o roteiro. A coisa foi se misturando um pouco; alguns atores eu já conhecia e outros eu conheci por conta desse projeto. Todo mundo embarcou no amor, na parceria e por acreditar no projeto, de querer fazer junto. É uma loucura! Porque é muita gente para um filme pequeno”, disse a diretora.

Sobre o trabalho com os atores, Fernanda falou: “Foi um processo bem ensaiado, bem preparado e bem reproduzido. Teve um trabalho em conjunto e o movimento de câmera que a gente escolheu era bem marcado com grande parte em plano sequência. Nos encontramos muito antes da filmagem e conversamos sobre cada cena, cada personagem”, finalizou.

Com fotografia assinada por Vinicius Brum, O Que Resta terá mais uma exibição no Festival Mix Brasil 2018: 22/11, quinta-feira, às 17h, no Spcine Olido.

Fotos: Kaique Talles Camargo/Divulgação.

Comentários