Indianara e documentário de Bárbara Paz abrem a 14ª edição do Fest Aruanda

por: Cinevitor

indianaraaruanda2Apresentação do documentário Indianara: Marielle, presente!

A abertura da 14ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro aconteceu na quinta-feira, 28/11, no Cinépolis Manaíra Shopping, em João Pessoa. A noite começou com uma homenagem ao centenário do cinema paraibano e discursos de autoridades.

A programação contou também com o compacto Walfredo Rodriguez, o Primeiro Cineasta Paraibano, um concerto em homenagem ao saudoso Maestro Pedro Santos, com o Sexteto Brassil, e a entrega dos troféus aos primeiros homenageados desta edição: o escritor e produtor José Bezerra, o cineasta Marcus Vilar e a atriz Ingrid Trigueiro. Depois disso, foi exibido o curta-metragem A Volta Para Casa, de Diego Freitas, com Lima Duarte e Guilherme Rodio.

Para encerrar a noite, a atriz e cineasta Bárbara Paz subiu ao palco para apresentar Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou. Premiado no Festival de Veneza como melhor documentário da mostra Venice Classics, o filme traça um paralelo entre a arte e a doença do cineasta Hector Babenco. O longa revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física. Além da consagração em Veneza, o documentário também recebeu o prêmio Bisato D’Oro, honraria paralela ao evento entregue pela crítica independente.

barbarapazaruandaBárbara Paz no palco: emoção ao falar de Hector Babenco.

No dia seguinte, na sexta-feira, 29/11, o documentário Indianara abriu a Mostra Competitiva Nacional de Longas. Dirigido por Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, foi exibido na mostra da ACID, Association du cinéma indépendant pour sa diffusion, evento paralelo ao Festival de Cannes, em maio. Recentemente, foi premiado com o Coelho de Ouro de melhor filme no Festival Mix Brasil.

O longa apresenta a história da ativista transexual Indianare Alves Siqueira, que luta com seu bando pela sobrevivência das pessoas trans no Brasil. Frente aos ataques do seu próprio partido político e ao avanço totalitário no país, ela junta suas forças e parte para um último ato de resistência.

Registramos os melhores momentos da apresentação de Bárbara Paz no primeiro dia do evento e entrevistamos a ativista Indianare Alves Siqueira.

Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR está em João Pessoa e você acompanha a cobertura do festival por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Mano de Carvalho.

Comentários