CINEVITOR #352: Entrevistas com Lima Duarte, Diego Freitas e Guilherme Rodio | Bastidores do curta A Volta Para Casa

por: Cinevitor

entrevistalimaduartecinevitorLima Duarte: 89 anos e mais de 120 trabalhos entre TV, cinema e teatro.

Filmado durante três dias em São Paulo, o curta-metragem A Volta Para Casa, dirigido por Diego Freitas, de O Segredo de Davi, e produzido pela Parakino Filmes, conta a história de Plínio, interpretado por Lima Duarte, um marceneiro aposentado, que atualmente mora em uma humilde casa de repouso. Lá, ele passa boa parte do tempo relembrando seu ofício, criando objetos a partir de pedaços de madeira e encantando a todos com seu jeito dedicado e paixão pelo que faz. Anselmo, vivido por Guilherme Rodio, um dos funcionários da instituição, é um rapaz solitário responsável por cuidar do jardim e garantir um cotidiano mais agradável aos senhores e senhoras dali.

No domingo de Páscoa, os moradores esperam as visitas de suas respectivas famílias. Plínio veste sua melhor roupa, cheio de expectativa. Filhos vem buscar pais e mães para o almoço, mas ele continua lá. Até que Anselmo, ao vê-lo sozinho e entristecido, se oferece para leva-lo até a antiga casa. Durante o trajeto, Plínio repassa suas memórias sobre o bairro de Santana, onde nasceu e cresceu.

O curta, que tem circulado em diversos festivais, recentemente foi premiado no Florianópolis Audiovisual Mercosul, FAM 2019, onde ganhou três prêmios, entre eles, o de melhor filme segundo o júri popular e melhor ator para Lima Duarte; e também foi consagrado no 6º Festival de Cinema de Caruaru. Além disso, foi selecionado para o HollyShorts Film Festival, em Los Angeles, entre outros.

A Volta Para Casa, escrito por Diego Freitas e Diego Olivares, foi filmado em fevereiro e o CINEVITOR marcou presença no set. Nos bastidores, conversamos com o diretor, com o ator Guilherme Rodio, que também assina o argumento, e com Lima Duarte, que falou sobre seu trabalho no curta, elogiou a equipe, contou uma história sobre os amigos Manoel de Oliveira, cineasta português, e a atriz Fernanda Montenegro, e citou Fernando Pessoa.

Aperte o play e confira:

Foto: Guilherme Raya.

Comentários