Indianara Siqueira, protagonista de documentário exibido no 8º Olhar de Cinema, fala sobre política, preconceito e causa LGBT

por: Cinevitor

indianaracuritibaRevolucionária: Indianara luta por causas importantes e necessárias.

Depois de ser exibido na mostra da ACID, Association du cinéma indépendant pour sa diffusion, evento paralelo ao Festival de Cannes, que promove a distribuição de filmes independentes e incentiva debates entre autores e público, o documentário Indianara, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, fez sua estreia na oitava edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba na mostra Outros Olhares.

O longa apresenta a história da ativista transexual Indianara Alves Siqueira, que luta com seu bando pela sobrevivência das pessoas trans no Brasil. Frente aos ataques do seu próprio partido político e ao avanço totalitário no país, ela junta suas forças e parte para um último ato de resistência.

Um filme realizado muito perto ao cotidiano da sua personagem-título, para quem vida pessoal, profissional e política se misturam radicalmente. Através dos dilemas muito práticos que Indianara enfrenta, se revelam as estranhas de um processo social e político brasileiro muito pouco afeito a introduzir nas suas esferas de poder grupos como o das pessoas trans.

Sobre os diretores: Aude Chevalier-Beaumel nasceu na França em 1982 e é formada na Escola de Belas Artes. Mora no Brasil há 15 anos, onde realiza documentários. Seus últimos filmes, Rio Ano Zero e Sexo, Pregações e Política circularam em festivais internacionais. Marcelo Barbosa nasceu em 1970 em Guaratinguetá e estudou Comunicação na Universidade de Brasília. É fotografo e diretor de filmes experimentais. Indianara é seu primeiro longa-metragem.

Nas duas sessões em que foi exibido, o documentário emocionou o público presente. Antes da exibição, Indianara subiu ao palco ao lado do marido e dos diretores: “É um filme político, que fala de resistência, mas fala também de momentos do Brasil que são históricos. O filme é um aprendizado constante”, disse.

Aperte o play e confira nossa entrevista exclusiva com a protagonista Indianara Siqueira:

Foto: Isabella Lanave.

Comentários