Filme brasileiro Joaquim, de Marcelo Gomes, é selecionado para competição oficial do Festival de Berlim 2017

por: Cinevitor

joaquimberlimJulio Machado e a atriz portuguesa Isabél Zuaa em cena de Joaquim.

Nesta terça-feira, 10/01, novos filmes foram anunciados na programação do 67º Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 9 e 19 de fevereiro, com o cineasta holandês Paul Verhoeven, de Elle, como presidente do júri.

Entre as novidades, vale destacar o brasileiro Joaquim, de Marcelo Gomes, de Cinema, Aspirinas e Urubus, selecionado para a Competição Oficial do evento. Mesclando situações fictícias com relatos históricos, o cineasta, que também assina o roteiro, relata a vida do protético e alferes da Guarda Real Joaquim José e seu processo de consciência política ao se tornar um rebelde contra o domínio colonial português. A história mostra a vida de um brasileiro comum, com um caráter verdadeiramente humano: seus defeitos, contradições, medos e ambiguidades.

A narrativa do filme está centrada num determinado momento da vida de Tiradentes: quando ele, a serviço da coroa portuguesa, realiza viagens pelas precárias, lamacentas e perigosas estradas de Minas a procura de contrabandistas de ouro. É nesse período que surgem as primeiras cidades do interior do Brasil, já com as profundas fraturas sociais que há mais de 400 anos fazem parte da história do país. O longa, que está na disputa pelo cobiçado Urso de Ouro, é uma coprodução Brasil, Portugal e Espanha e conta com Julio Machado, Isabél Zuaa, Nuno Lopes, Rômulo Braga, Welket Bungué e Karai Rya Pua no elenco.

Além disso, o cinema brasileiro também estará representado na Mostra Panorama com Vazante, de Daniela Thomas e Pendular, de Julia Murat; na Mostra Generation, com Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira e As Duas Irenes, de Fabio Meira; e na seção Berlinale Shorts, com o curta Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca.

Confira os novos filmes selecionados para o Festival de Berlim 2017:

COMPETIÇÃO:
Bamui haebyun-eoseo honja (On the Beach at Night Alone), de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
Helle Nächte (Bright Nights), de Thomas Arslan (Alemanha/Noruega)
Joaquim, de Marcelo Gomes (Brasil/Portugal/Espanha)
Mr. Long, de Sabu (Japão/Alemanha/Hong Kong/Taiwan)
Return to Montauk, de Volker Schlöndorff (Alemanha/França/Irlanda)
Wilde Maus (Wild Mouse), de Josef Hader (Áustria)

FORA DE COMPETIÇÃO:
El Bar (The Bar), de Álex de la Iglesia (Espanha)
Logan, de James Mangold (EUA)
T2 Trainspotting, de Danny Boyle (Reino Unido)
Viceroy’s House, de Gurinder Chadha (Índia/Reino Unido)

Foto: Divulgação/REC Produtores.

Comentários