Festival de Berlim 2017 anuncia os primeiros filmes selecionados; dois brasileiros estão na mostra Panorama

por: Cinevitor

vazanteberlimCena de Vazante, de Daniela Thomas: selecionado.

A 67ª edição do Festival de Berlim acontecerá entre os dias 9 e 19 de fevereiro de 2017 e terá o cineasta holandês Paul Verhoeven, de RoboCop – O Policial do Futuro, Instinto Selvagem, A Espiã e Elle, como presidente do júri.

Nesta semana, os primeiros filmes selecionados já foram anunciados e nos próximos dias, novas produções serão divulgadas. Nas mostras Berlinale Special e Competição Oficial, até agora, 14 nomes já garantiram vaga no festival.

Na mostra Panorama, vale destacar a presença de dois longas brasileiros: Vazante, primeiro filme solo de Daniela Thomas, que codirigiu Linha de Passe e Terra Estrangeira ao lado de Walter Salles, fará sua estreia mundial em Berlim, como parte da In Focus: Reclaiming Black History, sessão especial criada na mostra Panorama sobre filmes com uma nova abordagem da história dos negros na América do Norte, América do Sul e África; e Pendular, de Julia Murat, que se passa em um galpão abandonado, onde arte, performance e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem aos poucos a capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, o passado de cada um e sua relação amorosa.

“É emocionante que o meu primeiro filme solo seja selecionado para a mostra Panorama do Festival de Berlim. A Berlinale é talvez o festival que mais impacto tenha tido no cinema brasileiro das últimas décadas, premiando Central do Brasil, Fernanda Montenegro, Tropa de Elite e Que Horas Ela Volta?. É uma honra e um privilégio voltar aos grandes festivais de cinema que me deram tanta felicidade, como o de Cannes, em 2008, quando recebi a Palma de Ouro para Sandra Corveloni, por sua linda Cleuza de Linha de Passe. Fico muito orgulhosa de ter Sandra mais uma vez brilhando em um filme meu. Meu coração está acelerado”, disse Daniela Thomas em comunicado oficial.

Vazante se passa em 1821, no interior do Brasil, nas serras pedregosas das Minas Gerais, depois da economia local, que era baseada na extração de diamantes, ter entrado em colapso. O ator português Adriano Carvalho vive Antonio, um patriarca do século XIX, que ao voltar de uma longa viagem conduzindo uma tropa de escravos descobre que sua mulher morreu em trabalho de parto. A estreante Luana Nastas é Beatriz, menina que lhe é dada em casamento. Na ausência do marido, Beatriz fica sozinha com os escravos. Solidão, incomunicabilidade e preconceito levam a uma espiral de violência.

Conheça os primeiros filmes selecionados para o Festival de Berlim 2017:

COMPETIÇÃO:

A Teströl és Lélekröl (On Body and Soul), de Ildikó Enyedi (Hungria)
Ana, mon amour, de Cãlin Peter Netzer (Romênia/Alemanha/França)
Beuys, de Andres Veiel (Alemanha)
Colo, de Teresa Villaverde (Portugal/França)
The Dinner, de Oren Moverman (EUA)
Félicité, de Alain Gomis (França/Senegal/Bélgica/Alemanha/Líbano)
The Party, de Sally Potter (Reino Unido)
Pokot (Spoor), de Agnieszka Holland (Polônia/Alemanha/República Checa/Suécia/Eslováquia)
Toivon tuolla puolen (The Other Side of Hope), de Aki Kaurismäki (Finlândia)
Una Mujer Fantástica (A Fantastic Woman), de Sebastián Lelio (Chile/Alemanha/EUA/Espanha)

MOSTRA PANORAMA

In Focus: Reclaiming Black History:

Vazante, de Daniela Thomas (Brasil/Portugal)
I Am Not Your Negro, de Raoul Peck (França/EUA/Bélgica/Suíça)
The Wound, de John Trengove (África do Sul/Alemanha/Holanda/França)

Europa Europa:

Política, manual de instrucciones (Politics, Instructions Manual), de Fernando León de Aranoa (Espanha)
Combat au bout de la nuit (Fighting Through the Night), de Sylvain L’Espérance (Canadá)
Casting JonBenet, de Kitty Green (EUA)
Honeygiver Among the Dogs, de Dechen Roder (Butão)
Centaur, de Aktan Arym Kubat (Quirguistão/França/Alemanha/Holanda)
Pendular, de Julia Murat (Brasil/Argentina/França)
Ri Chang Dui Hua (Small Talk), de Hui-chen Huang (Taiwan)
Untitled, de Michael Glawogger e Monika Willi (Áustria/Alemanha)

BERLINALE SPECIAL:

La Reina de España (The Queen of Spain), de Fernando Trueba (Espanha)
Le jeune Karl Marx (The Young Karl Marx), de Raoul Peck (França/Alemanha/Bélgica)
Últimos días en La Habana (Last Days in Havana), de Fernando Pérez (Cuba/Espanha)
Acht Stunden sind kein Tag (Eight Hours Don’t Make a Day), de Rainer Werner Fassbinder (Alemanha) (Série de TV de 1972, com 5 episódios)

Foto: Inti Briones.

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