CINEVITOR #420: Pacificado | Entrevista com o elenco, diretor e produtores

por: Cinevitor
Débora Nascimento em cena: atriz premiada.

Vencedor da Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e premiado na 43ª Mostra de São Paulo, Pacificado, dirigido por Paxton Winters, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 11/08.

Produzido por Darren Aronofsky e pelos brasileiros Marcos Tellechea e Paula Linhares, da Reagent Media, a história se passa no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, na época dos Jogos Olímpicos, em 2016, enquanto as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ocupam os morros para manter o controle durante o evento.

Tati, interpretada por Cássia Nascimento, é uma garota introvertida de 13 anos, que mantém uma relação problemática com a mãe dependente de drogas, papel de Débora Nascimento, e sonha em conhecer seu pai, Jaca, ex-chefe do tráfico local, vivido por Bukassa Kabengele, que está prestes a sair da prisão. Ao voltar para casa, Jaca sonha em começar uma nova vida, longe do tráfico. Quer encontrar um novo lugar para ele e sua família num morro agora comandado por Nelson, papel de José Loreto, um jovem traficante. Mas, encontrar a paz num mundo dominado pela violência não será tarefa fácil, pois a realidade se mostra mais dura do que ele imaginava.

Com história de Paxton Winters, que morou no Morro dos Prazeres por oito anos, o roteiro foi coescrito por Wellington Magalhães, morador da comunidade, e por Joseph Carter, que também morou lá por 12 anos. O elenco conta também com Léa Garcia, Raphael Logan, Shirley Cruz, Jefferson Brasil, Rayane Santos, Thiago Thomé, Murilo Sampaio, entre outros.

Além da Concha de Ouro de melhor filme, Pacificado ganhou outros dois prêmios no Festival de San Sebastián, em 2019: melhor fotografia para Laura Merians e melhor ator para Bukassa Kabengele. No EnergaCAMERIMAGE, International Film Festival of the Art of Cinematography, foi consagrado em duas categorias: melhor direção estreante e melhor direção de fotografia estreante. Na 42ª edição do Festival de Havana, foi premiado como melhor longa de ficção, melhor direção e melhor atriz para Cássia Nascimento. Já no Fest Aruanda, em João Pessoa, levou os prêmios de melhor fotografia, melhor atriz para Débora Nascimento, melhor ator para Bukassa Kabengele e uma Menção Honrosa para Léa Garcia.

Para falar mais sobre o filme, conversamos com o diretor Paxton Winters, com as atrizes Débora Nascimento e Cássia Nascimento, com os produtores Marcos Tellechea e Paula Linhares e com os atores Bukassa Kabengele e José Loreto.

Aperte o play e confira:

Foto: Divulgação.

Comentários