Débora Nascimento e José Loreto falam sobre Pacificado, filme premiado em San Sebastián e exibido na 43ª Mostra de São Paulo

por: Cinevitor

deboranascimentomostraA atriz Débora Nascimento na exibição do filme em São Paulo.

Dirigido pelo americano Paxton Winters, Pacificado foi o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián deste ano. O longa foi consagrado com a Concha de Ouro de melhor filme, sendo a primeira vez de uma produção nacional vitoriosa nessa categoria.

Além de receber o prêmio máximo do evento, também foi vencedor nas categorias de melhor ator para Bukassa Kabengele, nascido na Bélgica e naturalizado brasileiro, e melhor fotografia para Laura Merians. No elenco principal também estão os atores Débora Nascimento, José Loreto, Léa Garcia e estrelando Cássia Nascimento, que é moradora da comunidade Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro.

Produzido pelo cineasta Darren Aronofsky, a história foi coescrita com Wellington Magalhães, morador da comunidade, e Joseph Carter, que também morou lá por 12 anos, assim como o diretor Paxton Winters, que viveu oito anos na comunidade. O filme oferece um retrato íntimo de uma família tentando encontrar a paz no inconstante campo de batalha, que eles chamam de casa.

pacificado43mostraDébora Nascimento e Bukassa Kabengele em cena.

A história se passa no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, na época dos Jogos Olímpicos, em 2016, enquanto as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ocupam os morros para manter o controle durante o evento. Tati, uma garota introvertida de 13 anos, mantém uma relação problemática com a mãe dependente de drogas e sonha em conhecer seu pai, Jaca, ex-chefe do tráfico local, que está prestes a sair da prisão. Ao voltar para casa, Jaca sonha em começar uma nova vida, longe do tráfico. Quer encontrar um novo lugar para ele e sua família num morro agora comandado por Nelson, um jovem traficante. Mas, encontrar a paz num mundo dominado pela violência não será tarefa fácil, pois a realidade se mostra mais dura do que ele imaginava.

O primeiro documentário de Paxton, Silk Road ala Turka, foi realizado enquanto viajava pela Rota da Seda. Seu filme de estreia, Crude, é sobre dois mochileiros americanos e oportunistas que forjam o próprio sequestro, que foi filmado na Turquia e venceu diversos prêmios internacionais. Pacificado também foi produzido pela produtora brasileira Reagent Media, de São Paulo, por Paula Linhares e Marcos Tellechea.

A primeira exibição no Brasil aconteceu na quinta-feira, 24/10, na 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Petra Belas Artes. Grande parte da equipe e do elenco marcaram presença na sessão, que emocionou o público.

Para falar mais sobre o filme, conversamos com a atriz Débora Nascimento, que interpreta Andrea, e com o ator José Loreto, que faz o papel do traficante Nelson.

Aperte o play e confira:

*O filme será exibido em outras sessões durante a Mostra. Clique aqui e saiba mais.

*Acompanhe nossa cobertura da 43ª Mostra de São Paulo por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Claudio Pedroso/Agênciafoto.

Comentários