CINEVITOR #275: Entrevista com Affonso Uchoa e João Dumans | Arábia

por: Cinevitor

arabiapgmcinevitorProtagonista: o premiado ator Aristides de Sousa.

Dirigido por Affonso Uchoa e João Dumans, Arábia foi o grande vencedor do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com cinco prêmios: melhor filme, melhor ator para Aristides de Sousa, montagem, trilha sonora e Prêmio da Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema. O longa, que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 05/04, também foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdã na Competição Oficial.

Na história, acompanhamos a vida comum de um trabalhador, com frustrações, sofrimento e felicidade, revelando uma realidade obscura do desenvolvimento social e econômico no Brasil dos últimos dez anos. O filme narra diversas situações através da trajetória de Cristiano, um operário de uma velha fábrica de alumínio, que sofre um acidente no trabalho e desperta a curiosidade de André, um jovem morador do bairro vizinho. Narrado em primeira pessoa, ou seja, é o personagem Cristiano que conta a própria história, o longa é um retrato político da vida de pessoas marginalizadas.

Para falar mais sobre o filme, batemos um papo com os diretores sobre cinema brasileiro, festivais, distribuição e bilheterias. Aperte o play e confira:

Foto: Divulgação.

Comentários