Cannes 2018: conheça os vencedores da Semana da Crítica; coprodução brasileira é premiada

por: Cinevitor

vencedoressemanadacritica2018Os vencedores de 2018 com o júri.

Foram anunciados nesta quarta-feira, 16/05, os vencedores da Semana da Crítica (Semaine de la Critique), mostra paralela ao Festival de Cannes, que concentra-se na descoberta de novos talentos. Desde que foi criada pelo Syndicat Français de la Critique de Cinéma, em 1962, busca explorar e revelar novos cineastas inovadores do mundo todo.

Neste ano, em sua 57ª edição, a Semana da Crítica teve o cineasta Joachim Trier como presidente do júri. A atriz americana Chloë Sevigny, o ator argentino Nahuel Pérez Biscayart, a cineasta italiana Eva Sangiorgi e o jornalista francês Augustin Trapenard completaram o time.

O longa português Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, uma coprodução entre França e Brasil, venceu o prêmio principal da competição. Rodado em Portugal, o filme trata de maneira bem-humorada assuntos da atualidade, como o culto à celebridade, o crescimento da extrema direita e a crise dos refugiados.

Com produção de Maria & Mayer, da Les Films du Belier e da brasileira Syndrome Films, de Daniel van Hoogstraten, e distribuição da Vitrine Filmes, o longa traz o jogador de futebol Diamantino, interpretado por Carloto Cotta, no centro da história. Depois de ser responsabilizado por um dos maiores fracassos da história recente do futebol português, o jogador resolve deixar os campos. Em crise, ele decide fazer uma série de coisas em busca de um novo propósito na vida, entre elas, a adoção de um refugiado. Enquanto embarca nessa odisseia, as irmãs gêmeas do jogador tramam para continuarem lucrando às custas do seu talento nas quatro linhas.

Conheça os vencedores da Semana da Crítica 2018:

GRANDE PRÊMIO NESPRESSO:
Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt (Portugal/França/Brasil)

PRÊMIO LEICA CINE DISCOVERY | CURTA-METRAGEM:
Ektoras Malo: I Teleftea Mera Tis Chronias (Hector Malot: The Last Day of the Year), de Jacqueline Lentzou (Grécia)

PRÊMIO LOUIS ROEDERER FOUNDATION | REVELAÇÃO:
Félix Maritaud, por Sauvage

PRÊMIO GAN FOUNDATION DE DISTRIBUIÇÃO:
Sir (Monsieur), de Rohena Gera (Índia/França)

PRÊMIO SACD (Society of Dramatic Authors and Composer):
Kona fer í stríð (Woman at War), escrito por Benedikt Erlingsson e Ólafur Egilsson

PRÊMIO CANAL+ | CURTA-METRAGEM:
Un jour de mariage (A wedding day), de Elias Belkeddar (Argélia/França)

Foto: Pierre Caudevelle.

Comentários