Bingo: O Rei das Manhãs está fora do Oscar 2018; conheça os nove semifinalistas ao prêmio de melhor filme estrangeiro

por: Cinevitor

bingoOSCAR18Leandra Leal, Vladimir Brichta e Augusto Madeira em Bingo: O Rei das Manhãs.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, na noite desta quinta-feira, 14/12, os nove filmes que seguem na disputa pelo prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2018. Neste ano, em número recorde, 92 países foram classificados.

O Brasil estava na disputa com Bingo: O Rei das Manhãs, dirigido por Daniel Rezende, que já foi indicado ao Oscar, em 2004, na categoria de melhor edição por Cidade de Deus, mas não conseguiu uma vaga na premiação. Vale lembrar que a última vez que o Brasil concorreu na categoria de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil; e em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, ficou entre os nove semifinalistas.

Uma das regras da categoria, que foi criada em 1956, é que os filmes apresentados devem ser primeiramente lançados nos cinemas de seus respectivos países entre 1º de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017. O Senegal, que inscreveu um representante pela primeira vez este ano, conseguiu uma vaga na corrida pela estatueta dourada.

Filmes elogiados pela crítica e alguns até considerados favoritos, também ficaram de fora da lista da Academia, como: o francês 120 Batimentos por Minuto, de Robin Campillo; o austríaco Happy End, de Michael Haneke; First They Killed My Father, de Angelina Jolie, representante do Camboja; o espanhol Verão 1993, de Carla Simón; o italiano A Ciambra, de Jonas Carpignano; o norueguês Thelma, de Joachim Trier; o argentino Zama, de Lucrecia Martel; entre outros.

Confira a lista com os nove semifinalistas ao Oscar 2018 de melhor filme estrangeiro:

ÁFRICA DO SUL: Os Iniciados (Inxeba/The Wound), de John Trengove
ALEMANHA: Em Pedaços (Aus dem Nichts/In the Fade), de Fatih Akin
CHILE: Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantástica), de Sebastián Lelio
HUNGRIA: Corpo e Alma (Teströl és lélekröl/On Body and Soul), de Ildikó Enyedi
ISRAEL: Foxtrot, de Samuel Maoz
LÍBANO: O Insulto (L’insulte), de Ziad Doueiri
RÚSSIA: Nelyubov (Loveless), de Andrey Zvyagintsev
SENEGAL: Félicité, de Alain Gomis
SUÉCIA: The Square, de Ruben Östlund

Os cinco finalistas serão anunciados no dia 23 de janeiro e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de março de 2018.

Foto: Divulgação.

Comentários