Sem Amor

por: Cinevitor

semamorposterNelyubov
Loveless

Direção: Andrey Zvyagintsev

Elenco: Maryana Spivak, Aleksey Rozin, Matvey Novikov, Varvara Shmykova, Daria Pisareva, Yanina Hope, Aleksey Fateev, Andris Keiss, Maxim Stoianov, Marina Vasilyeva.

Ano: 2017

Sinopse: Zhenya e Boris estão passando por um terrível divórcio, marcado por ressentimento e frustração. Já com novos parceiros, eles estão ansiosos para recomeçar suas vidas, mesmo que isso signifique a possibilidade de deixar Alyosha, seu filho de 12 anos, em segundo plano. Até que, depois de testemunhar uma das brigas entre os pais, o garoto desaparece.

Crítica do CINEVITOR: O cineasta russo Andrey Zvyagintsev já está acostumado a transitar entre os mais importantes festivais e premiações de cinema do mundo. Em Cannes, por exemplo, já exibiu quatro filmes, entre eles, o aclamado Leviatã. Com Sem Amor, seu mais recente trabalho, que ficou conhecido por Loveless, título internacional, o caminho não foi diferente. Saiu do festival francês com o Prêmio do Júri e conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Na história, Zhenya e Boris estão passando por um divórcio marcado por ressentimento e frustração. Já com novos parceiros, eles estão ansiosos para recomeçar suas vidas, mesmo que isso signifique a possibilidade de deixar Alyosha, seu filho de 12 anos, em segundo plano. Até que, depois de testemunhar uma briga entre os pais, o garoto desaparece. Com uma narrativa inquieta, Zvyagintsev retrata essa fria relação familiar com um silêncio perturbador que intimida o espectador. Ainda que a busca pelo filho seja o destaque da trama, o diretor consegue inserir como pano de fundo a questão atual da Rússia e também as consequências irreparáveis de uma sociedade egocêntrica e tecnológica que toma conta dos indivíduos. Sem Amor expõe o vazio que habita em seus protagonistas e coloca a frieza em primeiro plano, num ambiente nada acolhedor, seja nas atitudes, nos diálogos ou até mesmo na fotografia. Vale a reflexão! (Vitor Búrigo)

*Crítica publicada na edição 101 (fevereiro/2018) da Revista Preview.

*Filme assistido na 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários