Araci Esteves e Joel Zito Araújo serão homenageados no 50º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor
Joel Zito Araújo: um dos homenageados deste ano.

A 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de agosto, acaba de anunciar os nomes dos primeiros homenageados e importantes figuras do audiovisual brasileiro: a atriz gaúcha Araci Esteves, que receberá o Troféu Cidade de Gramado, e o diretor Joel Zito Araújo, que será honrado com o Troféu Eduardo Abelin.

Com sólida carreira no teatro, cinema e televisão, Araci Esteves é uma emblemática personalidade da história do audiovisual gaúcho. Nascida em Osório, mudou-se para Porto Alegre ainda no começo dos anos de 1950, onde posteriormente viria a cursar artes dramáticas na Universidade Federal do Estado, UFRGS. Foi uma das fundadoras do Grupo de Teatro Independente, inspirado pelos paulistanos Teatro de Arena e Teatro Oficina. Durante a década de 1970, excursionou pela Europa com a Companhia de Comédias, onde atuou ao lado de nomes como Dercy Gonçalves.

Seu primeiro trabalho no cinema foi no filme Um é pouco, dois é bom, do diretor Odilon Lopez. Em 2022, completam-se 25 anos de seu mais simbólico papel, a andarilha Anahy, do longa Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva, filme considerado um marco para o cinema gaúcho e brasileiro. Em 2017, Araci deu vida à Anahy uma última vez para entregar o Troféu Oscarito à atriz Dira Paes, com quem contracenou em 1997. Clique aqui e confira os melhores momentos.

Sua última passagem nas telas de Gramado foi em 2018, com O Avental Rosa, dirigido por Jayme Monjardim. O amor pelo cinema e por Gramado é tão forte que Araci se tornou gramadense de coração, escolhendo a cidade como seu lar: “Me enternece porque é um acolhimento da cidade que eu escolhi para viver os últimos longos anos da minha vida”, disse.

Dira Paes e Araci Esteves em Gramado, em 2017.

Em reconhecimento ao trabalho realizado em prol do cinema brasileiro, do Festival de Cinema de Gramado e da cidade, a atriz Araci Esteves será homenageada com o Troféu Cidade de Gramado, que é dedicado a nomes ligados a Gramado e ao festival, contribuindo para o crescimento e divulgação da cidade e do evento. Entregue pela primeira vez em 2012 à atriz Eva Wilma, a mais jovem honraria entregue pelo festival completa sua primeira década em 2022. Tony Ramos, Ney Latorraca e Antonio Pitanga foram outros nomes homenageados.

Premiado diretor conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, Joel Zito Araújo receberá o Troféu Eduardo Abelin, honraria concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro. A honraria leva o nome de um dos pioneiros do cinema gaúcho, o diretor Eduardo Abelin. O cineasta Carlos Reichenbach foi o primeiro a receber, em 2001. Juntam-se a ele nomes como Cacá Diegues, Arnaldo Jabor, Canal Brasil, Carla Camurati e Laís Bodanzky.

Cineasta, roteirista e produtor, Araújo é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema na University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos, onde também foi professor. Em 1999, finalizou seu primeiro longa para a televisão, o documentário O efêmero estado União de Jeová, sobre uma revolta camponesa liderada por negros no norte do Espírito Santo. Em 2004, estreou seu primeiro longa-metragem de ficção, Filhas do Vento, vencedor de oito kikitos no Festival de Gramado. O aclamado filme teve ainda participações em festivais na Índia, China, França, Alemanha, Estados Unidos, África do Sul e Burkina Faso.

Reconhecido internacionalmente, lançou, em 2013, o documentário Raça, filme codirigido com a vencedora do Oscar, Megan Mylan. Em 2019, fez a estreia mundial de Meu amigo Fela no Festival de Roterdã. Seu novo longa ficcional, O Pai da Rita, baseado em uma música de Chico Buarque, está em cartaz nos cinemas após ter passado por festivais em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Em maio deste ano, lançou a série PCC – Poder Secreto, em parceria com a plataforma de streaming HBO Max. A produção estreou como Top 1 no Brasil e despontou como Top 2 na América Latina.

Fotos: Divulgação e Edison Vara/Agência Pressphoto.

Comentários