Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

por: Cinevitor

zootopiacartazDiretores: Byron Howard e Rich Moore.

Elenco: Monica Iozzi, Rodrigo Lombardi, Ricardo Boechat, Ginnifer Goodwin, Jason Bateman, Idris Elba, Jenny Slate, Nate Torrence, Bonnie Hunt, Don Lake, Tommy Chong, J.K. Simmons, Octavia Spencer, Alan Tudyk, Shakira, Raymond S. Persi, Della Saba, Maurice LaMarche, Phil Johnston, Fuschia!, John DiMaggio, Katie Lowes, Gita Reddy, Jesse Corti, Tommy ‘Tiny’ Lister, Josh Dallas, Rich Moore, Leah Latham, Kath Soucie, Peter Mansbridge, Byron Howard, Jared Bush, Mark Rhino Smith, John Lavelle, Kristen Bell.

Ano: 2016

Sinopse: Zootopia é uma cidade diferente de tudo o que você já viu. Formada por “bairros-habitat”, como a elegante Praça Sahara e a gelada Tundralândia, essa metrópole abriga uma grande diversidade de animais irreverentes sempre prontos para encarar uma nova e divertida aventura. Quando Judy Hopps chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha da equipe da polícia, formada por animais grandes e fortes, não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela embarca em uma aventura atrapalhada e bem humorada, ao lado do malandro raposo Nick Wilde para desvendar um grande mistério.

Crítica do CINEVITOR: Mais uma vez estamos diante de uma animação voltada não só para crianças, mas também para o público adulto. Em Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, a mensagem final é clara para todos os tipos de espectadores. Porém, a Disney vai além do final feliz e traz uma história humana protagonizada por animais. Em sua narrativa, temas importantes do nosso cotidiano são adaptados para um mundo onde os bichos assumem as funções corriqueiras. E esse é o ponto alto do filme: a criatividade em construir um enredo tão crível (e tão humano!) dentro de uma comédia animada protagonizada por coelhos, raposas, ursos, girafas e elefantes. Quando conhecemos Judy Hopps, a primeira coelha a integrar a equipe da polícia, acompanhamos sua luta para se firmar no emprego, já que trabalha em um ambiente dominado por animais grandes e fortes (leia-se homens). Impossível não conectar tal situação com às discussões sobre o empoderamento feminino que temos acompanhado nos últimos anos. Além disso, nos deparamos com personagens preconceituosos e egoístas, problemas sociais, julgamentos, entre outros assuntos tão conhecidos pelo homo sapiens. E tudo isso em uma animação! Em Zootopia, os animais carregam características de seres humanos, com suas falhas e acertos, por meio de um humor inteligente. O filme dialoga perfeitamente com adultos e crianças e acerta em misturar os estereotipados mocinhos e vilões, conduzindo o espectador para uma história real, em um mundo fantasioso, com algo a mais no final. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários