Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, abre o 51º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor
A equipe do filme no tapete vermelho

A 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado começou neste sábado, 12/08, com a exibição, fora de competição, do documentário Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Os curtas-metragens Yãmî Yah-Pá: Fim da Noite, de Vladimir Seixas, e Deixa, de Mariana Jaspe, também foram exibidos no primeiro dia, na mostra competitiva, assim como o longa brasileiro, em competição, Angela, de Hugo Prata, protagonizado por Isis Valverde.

Após apresentar seus últimos filmes, Crítico, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau em Gramado, o diretor pernambucano voltou ao Palácio dos Festivais com seu segundo documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. Kleber subiu ao palco ao lado de outros integrantes da equipe, como: a produtora Emilie Lesclaux, o montador Matheus Farias, o ator Rubens Santos, Silvia Cruz e Felipe Lopes, da Vitrine Filmes, e Enock Carvalho, responsável pelo tratamento de imagens de arquivo e design de créditos; os gêmeos Tomás e Martin, filhos de Kleber e Emilie, estavam na plateia.

“Queria agradecer pelo convite e pelo carinho que o festival sempre teve conosco. Fiquei sabendo que Retratos Fantasmas é o primeiro documentário que abre o Festival de Gramado e isso me deixa muito honrada”, disse a produtora Emilie Lesclaux na apresentação do longa. Kleber também falou: “Minha história com Gramado não começa hoje. Comecei a vir pra cá como crítico, há 25 anos. Nessa sala, vi filmes que eu nunca esqueci. O cinema funciona de muitas maneiras. Espero que vocês se conectem com esse filme”.

Retratos Fantasmas, que estreia no dia 24 de agosto, tem como personagem principal o centro da cidade do Recife como local histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que atravessaram o século 20 como espaços de convívio. Foram lugares de sonho e de indústria; e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

Cerca de 60% de Retratos Fantasmas é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o CTAv, Centro Técnico do Audiovisual, e a Fundação Joaquim Nabuco. O trabalho de montagem, ao lado de Matheus Farias, reúne imagens dos mais variados formatos.

A produtora Emilie Lesclaux no Palácio dos Festivais com a equipe

No dia seguinte à exibição, a equipe do filme participou de uma coletiva de imprensa na Sociedade Recreio Gramadense, que foi mediada pelo curador Marcos Santuario: “Esse filme teve todo o tempo que ele precisava. Aliás, eu geralmente dou tempo aos filmes. É muito importante isso”, disse Kleber.

Questionado sobre uma das cenas em que aparece como ator, o diretor comentou: “Atuação tem muito a ver com você se sentir à vontade. Eu não sou ator. Já me chamaram para fazer filmes e eu recusei porque não gostei do roteiro. Mas, se um dia eu ler uma história que me deixe à vontade talvez eu faça. Em Retratos Fantasmas, escrevi aquela situação que já vivi muitas vezes. E consegui fazer bem a cena. Eu gosto como ela entra no filme. Mas, é claro, que eu acho que a cena é de Rubens e do carro”.

O ator Rubens Santos completou: “Foi incrível e fiquei muito feliz. Eu sempre fico me gabando por aí que sou o único ator que fiz os quatro filmes do Kleber. Agora, sou o único que atuei com o Kleber. E descobri que, além de um grande diretor, ele é também um grande ator. Muito bom!”.

Entre tantos assuntos, Kleber também falou sobre o processo de montagem: “A minha relação com a cidade é um pouco como se fosse a sua casa. Você sabe que à direita tem um banheiro e depois o quarto. Na cidade você também tem seu próprio mapa. E, pra mim, fazia completo sentido montar o filme dessa maneira, começando no meu apartamento”.

Retratos Fantasmas foi exibido no Festival de Cannes deste ano fora de competição. Recentemente, foi selecionado para o Festival de Toronto, Nova York, Sydney, Munich Film Festival, Santiago Festival Internacional de Cine, New Zealand International Film Festival, Melbourne International Film Festival, Lima International Film Festival, entre outros.

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Fotos: Cleiton Thiele/Edison Vara/Agência Pressphoto.

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