Programação especial do Canal Brasil celebra mês do Orgulho LGBTQI+

por: Cinevitor

tatuagemcanalbrasil2020Tatuagem, de Hilton Lacerda: destaque na programação.

Diversidade, empoderamento e respeito acima de tudo. No Canal Brasil tem conteúdo LGBTQI+ o ano inteiro. Em junho, no entanto, é ainda mais especial: para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, comemorado em 28 de junho, o mês contará com estreias e programações em forma de homenagem.

A programação especial começa com a volta do talk show TransMissão. No dia 1º, à meia-noite, Linn da Quebrada e Jup do Bairro invadem as telas com episódios inéditos e repletos de bate-papos sobre questões de gênero, sexo, raça e temas variados do cotidiano. Defensoras da igualdade e da liberdade, as apresentadoras recebem convidados tão engajados quanto elas: Pedro Bial, Liniker, Criolo, Amara Moira, Xico Sá, Matheus Nachtergaele, Rennan da Penha, entre outros. Na estreia, a dupla conversa com a atriz Dira Paes, que fala sobre carreira e feminilidade. Na antevéspera da estreia, os dois primeiros episódios estarão liberados no Canal Brasil Play, também para não assinantes. Clique aqui e relembre nossa entrevista com as apresentadoras nos bastidores do programa.

A comemoração também rolará às sextas, sábados e domingos, de 5 a 28 de junho, sempre às 23h10, com o Especial Orgulho LGBTQI+. O Canal Brasil preparou uma seleção com 12 produções, entre ficções e documentários, que exaltam orgulho e amor em toda a sua diversidade a partir das lentes do cinema. Entre os destaques, os inéditos e exclusivos Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto, de Pedro Gui, e Mr. Leather, de Daniel Nolasco. O primeiro inicia a mostra e mergulha na vida e trajetória artística da homenageada, figura irreverente do cenário artístico brasileiro. A produção revisita sua história desde a infância até a versatilidade nos palcos como cantora, atriz, maquiadora e transformista.

juplinntransmissaoJup do Bairro e Linn da Quebrada: nova temporada de TransMissão.

Já na sexta, dia 26, é a vez da produção de Daniel Nolasco, que acompanha a segunda edição do concurso Mr. Leather Brasil, competição realizada por homens gays fetichistas, em especial nas roupas de couro e na prática de BDSM. O campeão recebe o prêmio pelas mãos de Dom Barbudo, o primeiro Mr. Leather do país, e terá como tarefa divulgar a cultura do couro durante o próximo ano.

A lista do Especial Orgulho LGBTQI+ também conta com: Praia do Futuro, de Karim Aïnouz (dia 7); Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla (dia 13); Tangerina, de Sean Baker (dia 19); Tinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (dia 20); Tatuagem, de Hilton Lacerda (dia 21); Divinas Divas, de Leandra Leal (dia 28); As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra (dia 14); Flores Raras, de Bruno Barreto (dia 12); Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro (dia 27); e Como Você É, de Miles Joris-Peyrafitte (dia 6).

Tem mais programação especial com a chegada de dois documentários inéditos ao Canal Brasil. Como Somos vai ao ar no dia 1º, às 18h50, e propõe uma reflexão sobre diversos assuntos, como identidade de gênero, transexualidade, saúde, religião e psicologia. Na produção, o cineasta Rafael Botta retrata o cotidiano de gays, lésbicas, trans e travestis a partir da década de 1980 e a escalada de violência e homofobia, além de traçar uma cronologia de relevantes conquistas da população LGBTQI+.

praiafuturoapcaWagner Moura em Praia do Futuro, de Karim Aïnouz: filme premiado.

Na quarta, dia 3, às 20h, o destaque é para Carta Para Além dos Muros, de André Canto. O documentário remonta os caminhos do vírus causador da AIDS no Brasil ao longo das quatro últimas décadas, desde o seu surgimento e sua fase epidêmica, nos anos 1980 e 1990, até os dias atuais. A produção relembra casos conhecidos como os de Cazuza e Betinho e reúne depoimentos de quem convive de perto com a doença, como médicos, especialistas, autoridades e personalidades, para explicar os efeitos da doença na população brasileira e o avanço das possibilidades de tratamento.

A programação temática fica completa com a maratona de todos os episódios de Toda Forma de Amor, série original Canal Brasil, no domingo, dia 28, a partir de 0h45. Com direção de Bruno Barreto e roteiro de Marcelo Pedreira, a produção aborda de forma corajosa e direta o universo LGBTQI+, explorando as múltiplas possibilidades de afeto entre personagens de sexualidade fluida. Como pano de fundo, a história traz ainda uma sequência de assassinatos misteriosos. O elenco é formado por Gabrielle Joie, Wallie Ruy, Guta Ruiz, Romulo Arantes Neto, Juan Alba, Eucir de Souza, entre outros.

O mês de homenagens ainda ganha uma chamada emocionante e inspiradora, que mescla cenas de alguns filmes e documentários do Especial Orgulho LGBTQI+, como Bixa Travesty, Flores Raras e Praia do Futuro. Linn da Quebrada e Jup do Bairro dão voz ao texto de fundo, que afirma todos os motivos pelos quais continuam na luta por seus direitos na sociedade.

Assista e prepare-se para um mês especial:

Fotos: Divulgação.

Comentários