Outfest Los Angeles LGBTQ Film Festival 2021: filmes brasileiros são selecionados

por: Cinevitor

Fotos Privadas, de Marcelo Grabowsky: cinema brasileiro na programação.

A Outfest é uma organização LGBTQIA+ global de artes, mídia e entretenimento com programas que capacitam artistas, comunidades e cineastas que transformam o mundo com suas histórias. Com a missão de dar visibilidade aos profissionais LGBTQIA+, também abre caminhos que destacam trabalhos destes artistas.

O Outfest Los Angeles LGBTQ Film Festival é um dos eventos mais consagrados do mundo que aborda temáticas LGBTQIA+ e promove a igualdade por meio de narrativas criativas. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 13 e 22 de agosto com o retorno das exibições presenciais, já que no ano passado foi realizado em formato on-line por conta da pandemia de Covid-19.

Para esta 39ª edição, quase 200 títulos serão exibidos, incluindo 50 filmes internacionais de países como Coreia do Sul, Nigéria, México, Cuba, Palestina, Israel, Brasil, Bulgária e Croácia. O filme de abertura será o drama musical Todos Estão Falando Sobre Jamie, no original Everybody’s Talking About Jamie, dirigido por Jonathan Butterell. Já na noite de encerramento será exibido o documentário Fanny: The Right to Rock, de Bobbi Jo Hart, premiado no Hot Docs.

Neste ano, o cinema brasileiro se destaca com dois curtas-metragens na programação. O primeiro deles é o premiado Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho, na mostra Shorts: Surrealness. Protagonizado por Luciana Souza, o filme narra a história de Marilene, que procura por sua filha, interpretada por Eduarda Lemos, desaparecida depois de não retornar de uma festa. Por meio de uma narrativa fantástica, a trama retrata de forma poética a violência rotineira do país que mais mata a população LGBTQIA+.  

Outro destaque brasileiro é o curta Fotos Privadas, de Marcelo Grabowsky, na mostra Shorts: Fellas That Were In The Mood. Na trama, o casal Rafa e Matheus precisa lidar com a excitação e o estranhamento diante da presença de um terceiro corpo em seu apartamento. O que cada um mostra ou esconde do outro revela diferentes formas de encarar os sentimentos. O elenco conta com Lucas Galvino, Vinicius Neri e Antonio Miano.

Cena do curta pernambucano Inabitável: destaque na seleção.

A programação conta também com estreias mundiais, entre elas: a comédia The Sixth Reel, de Carl Andress e Charles Busch; o documentário musical Boulevard! A Hollywood Story, de Jeffrey Schwarz; a comédia Homebody, de Joseph Sackett; o drama Death and Bowling, de Lyle Kash; o documentário Gemmel & Tim, de Michiel Thomas; o espanhóis LA QueenCiañera, de Pedro Peira, e Sedimentos, de Adrian Silvestre; além da série Bridesman produzida pelo Grindr.

A seleção deste ano traz também o terror We’re All Going to the World’s Fair, de Jane Schoenbrun, exibido no Festival de Sundance; o documentário Rebel Dykes, de Harri Shanahan e Siân A. Williams; e uma exibição especial de 2 Garotas in Love, de Maria Maggenti, premiado no GLAAD Media Awards em 1996.

Em comunicado oficial, Damien S. Navarro, diretor executivo do festival, disse: “Estamos entusiasmados por voltar pessoalmente com cuidado e com a intenção de celebrar esta comunidade incrível, suas histórias e sua resiliência e espírito com tantos filmes incríveis e eventos especiais. Mal podemos esperar para que todos vejam o festival que organizamos; acredito que a lista de programação não só vai ao encontro do momento, mas apresenta de forma distinta o trabalho de alguns dos mais talentosos contemporâneos do cinema queer”.

Além dos filmes, o Outfest 2021 realizará diversas atividades paralelas e homenageará dois nomes: o ator e diretor Ash Christian, premiado no evento por Fat Girls, em 2006, e que morreu no ano passado; e a atriz Cloris Leachman, vencedora do Oscar por A Última Sessão de Cinema, que morreu em janeiro deste ano.

Fotos: Gustavo Pessoa e Divulgação.

Comentários