Joy: O Nome do Sucesso

por: Cinevitor

joyposterDiretor: David O. Russell

Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper, Édgar Ramírez, Isabella Rossellini, Diane Ladd, Virginia Madsen, Dascha Polanco, Elisabeth Röhm, Susan Lucci, Laura Wright, Maurice Benard, Jimmy Jean-Louis, Ken Howard, Ray De La Paz, John Enos III, Marianne Leone, Drena De Niro, Isabella Crovetti-Cramp, Emily Nunez, Madison Wolfe, Aundrea Gadsby, Gia Gadsby, Tomas Elizondo, Zeke Elizondo, Alexander Cook, Lori McCoy-Bell, Melissa Rivers, Donna Mills, Patrick Pitu, Jamell Washington, Kristen Annese, Carla Antonino, Stephanie Atkinson, Ken Cheeseman, Joe Cali, Angel Connell, Shawn Contois, Guy Cooper, Damien Di Paola, Alexandre Dornback, Maria Green, Mary Koomjian, Thomas Matthews, Derek Pratt, Stew Replogle, Pedro Sabino, Bill Thorpe, Gary Zahakos, Bates Wilder, Walley Walkker, Paul Taft, Chaunty Spillane, Leonel Severino.

Ano: 2015

Sinopse: Joy é uma conturbada história de uma família através de quatro gerações, centrada em uma garota que se torna a fundadora de uma dinastia de negócios e uma matriarca por seu próprio mérito. Traição, a perda da inocência e as cicatrizes do amor pavimentam a estrada nessa comédia intensa, emocional e humana sobre tornar-se um verdadeiro chefe de família e de uma empresa enfrentando um mundo comercial implacável. Aliados se tornam adversários e adversários se tornam aliados, tanto dentro como fora da família, à medida em que a vida interior de Joy e sua feroz imaginação dão-lhe forças para prosseguir na tempestade que enfrenta.

Crítica do CINEVITOR: Se tem uma coisa que David O. Russell gosta e sabe fazer é levar para as telonas o tal american way of life. Em seu mais novo filme, Joy: O Nome do Sucesso, o diretor conta a história de Joy Mangano, uma americana que passou por poucas e boas até se tornar uma grande empreendedora conhecida por suas invenções. No longa, acompanhamos o processo de criação do Miracle Mop, um esfregão de algodão que pode ser torcido sem precisar tocá-lo. O utensílio doméstico tornou-se um dos mais conhecidos produtos inventados por Joy, que hoje em dia, possui mais de 100 patentes registradas. Mas, o sucesso não chegou fácil para essa mulher batalhadora. E é nesse ponto que o filme se concentra: nas dificuldades enfrentadas por uma jovem sonhadora. Um dos acertos de Russell nesse filme foi escalar um elenco talentoso. Jennifer Lawrence, que interpreta a protagonista, realiza uma excelente performance que contribui para o ritmo da trama. Suas angústias, seus desejos e suas responsabilidades aparecem de forma verossímil, trazendo o espectador para perto de sua personagem, criando uma intimidade entre público e ficção. Robert De Niro, Bradley Cooper, Isabella Rossellini e Virginia Madsen aparecem como coadjuvantes, mas também roubam a cena. Em Joy, além da caótica vida emoldurada por problemas familiares e dificuldades financeiras da personagem principal, vale destacar a presença firme e constante de uma mulher guerreira em um universo dominado por homens. Sem se sentir intimidada e segura de si, a protagonista ultrapassa barreiras e enfrenta seus adversários para construir sua história. Ela cai, mas quando levanta ganha mais forças para lutar e seguir seu caminho. Apesar de uma história sofrida, o filme apresenta um tom de ironia. Mais uma escolha acertada do diretor, que optou por moderar no drama para não criar um clima entristecido e depressivo. Mesmo seguindo uma narrativa até um pouco fantasiosa, na qual a menina sonhadora faz de tudo para alcançar seus objetivos, Joy: O Nome do Sucesso consegue cativar o espectador com momentos emotivos e atuações admiráveis. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-3,5-estrelas

Comentários