Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini apresentam Uma Família Feliz no 51º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor
Diretor e protagonistas no tapete vermelho

O tapete vermelho da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado desta quarta-feira, 16/08, causou alvoroço com a presença de Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, que chegaram ao evento para a estreia de Uma Família Feliz, novo filme de José Eduardo Belmonte.

Exibido em competição, o thriller psicológico, rodado em Curitiba, no Paraná, é o 15º longa da carreira do diretor. Na trama, Grazi é Eva, uma mulher acusada pela sociedade de ser a principal suspeita dos estranhos acontecimentos que envolvem suas duas filhas gêmeas e seu filho recém-nascido. Para provar sua inocência e ter seu marido, interpretado por Gianecchini, e sua família feliz de volta, ela começa a investigar a situação.  

No palco do Palácio dos Festivais, Belmonte subiu ao lado de vários integrantes da equipe e discursou: “Eu admiro esse festival há muito tempo desde quando era estudante de cinema. Hoje é um dia de reencontro com essa equipe incrível. Agradeço também ao festival por ter acolhido um filme de gênero, que mostra a diversidade da produção brasileira. É um thriller intenso que traz um pouco do horror que nasce em nosso cotidiano, dentro de casa e da gente”.

Uma Família Feliz marca o reencontro entre o diretor e a atriz Grazi Massafera nas telonas depois de Billi Pig, lançado comercialmente em 2012: “É minha primeira vez no Festival de Gramado. Obrigada, Zé, por abrir mais uma vez as portas do cinema para mim. Sou de televisão e estou nessa função há um tempo. Aqui, é um espaço muito importante que renova meu desejo de atuar. Eva, minha personagem, é fenomenal, cheia de camadas, sutilezas. O Zé me deixou quase louca… no bom sentido da criatividade. A personagem é racional com uma grande parte intuitiva”, disse a protagonista no palco.

Reynaldo Gianecchini também discursou: “Eu adoro esse festival, que é uma celebração do audiovisual. O cinema é magia e é algo que eu fiz pouco. Então, é sempre especial. Além disso, esse time é demais! Foi um processo intenso e delicioso. Belmonte nos colocou fora da zona de conforto”. O autor Raphael Montes, que assina o roteiro e também estreia como diretor assistente, disse: “Estou emocionado por estar aqui. Venho da literatura e escrevo histórias de suspense. Há sete anos tive a ideia de fazer esse filme, um suspense psicológico”.

A equipe do filme no tapete vermelho

No dia seguinte à exibição, a equipe do filme, que será lançado comercialmente no primeiro semestre de 2024, participou de um debate com a imprensa e com o público, que foi realizado na Sociedade Recreio Gramadense e mediado pelo jornalista Roger Lerina: “Eu comecei nessa carreira sem saber o que estava fazendo, mas sempre me dediquei e estudei. Hoje, acredito que posso fazer outro tipo de interpretação e me jogar no escuro. Já trabalhei por dinheiro e por vaidade. Hoje, trabalho por prazer”, disse Grazi Massafera.

A atriz também falou sobre sua entrega: “É uma personagem feita em grupo. O olhar do outro constrói essa mulher. Eu gosto de conquistar a empatia do público e isso é muito importante para TV. No caso da Eva, era ao contrário. Eu não podia estar tão disposta a defendê-la. É sentir tudo e esconder o que está sentindo o tempo inteiro. Meu maior desafio foi deixar as pistas e ao mesmo tempo se colocar nesse lugar de condenada ou não”. Uma Família Feliz é produzido pela Barry Company, coproduzido pela Globo Filmes e pelo Telecine e tem distribuição da Pandora Filmes

Ainda na noite de quarta-feira, também foram exibidos os curtas-metragens Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli, e Casa de Bonecas, de George Pedrosa; além do longa documental Roberto Farias: Memórias de um Cineasta, de Marise Farias.

*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Edison Vara e Cleiton Thiele/Agência Pressphoto.

Comentários