
Foram anunciados nesta terça-feira, 10/01, em cerimônia apresentada pelo comediante Jerrod Carmichael, no Hotel The Beverly Hilton, os vencedores da 80ª edição do Globo de Ouro, prêmio que elege os melhores da TV e do cinema segundo a HFPA, Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Neste ano, Os Banshees de Inisherin, dirigido por Martin McDonagh, que liderava a lista com oito indicações, se destacou e foi premiado em três categorias: melhor filme de comédia ou musical, melhor ator para Colin Farrell e melhor roteiro. Os Fabelmans e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo aparecem na sequência com dois prêmios cada.
Entre as categorias televisivas, Abbott Elementary, The White Lotus e A Casa do Dragão se destacaram. Amanda Seyfried, Evan Peters, Zendaya, Kevin Costner, Jennifer Coolidge, entre outros, foram consagrados por suas atuações.
A atriz Michelle Yeoh, nascida na Malásia e consagrada por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, discursou: “Tem sido uma jornada incrível. Mas acho que valeu a pena. Lembro de quando vim para Hollywood pela primeira vez. Foi um sonho que se tornou realidade”.
Seu colega de filme, Ke Huy Quan, premiado como melhor ator coadjuvante, emocionou a plateia: “Fui criado para nunca esquecer de onde vim e para sempre lembrar de quem me deu a primeira oportunidade. Estou muito feliz em ver Steven Spielberg esta noite. Steven, obrigado! Quando comecei minha carreira como ator infantil em Indiana Jones e o Templo da Perdição, me senti muito sortudo por ter sido escolhido. Por muitos anos, tive medo de não ter mais nada a oferecer; que não importaria o que eu fizesse, nunca superaria o que fiz quando criança. Felizmente, mais de 30 anos depois, dois caras [Daniel Kwan e Daniel Scheinert] pensaram em mim e lembraram daquele garoto. E me deram a oportunidade de tentar novamente”.
Para esta edição comemorativa de 80 anos, o ator Eddie Murphy foi homenageado com o Cecil B. deMille Award; o troféu foi entregue pelos amigos e colegas de profissão Tracy Morgan e Jamie Lee Curtis. Já o produtor e roteirista Ryan Murphy foi honrado com o Carol Burnett Award e recebeu o troféu das mãos de Billy Porter, um dos atores da série Pose, de sua autoria. Além disso, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, fez uma participação na cerimônia com uma mensagem especial de paz, que foi apresentada pelo consagrado ator e diretor Sean Penn.
A premiação contou também com a participação de nomes consagrados, como: Quentin Tarantino, Claire Danes, Hilary Swank, Glen Powell, Jenna Ortega, Natasha Lyonne, Salma Hayek Pinault, Ana de Armas, Jennifer Hudson, Regina Hall, Jennifer Coolidge, entre outros.
Depois de muitas polêmicas envolvendo o Globo de Ouro, um novo Código de Conduta Profissional e Ética foi aprovado. Neste ano, os indicados foram votados por 96 membros e, pela primeira vez, 103 eleitores internacionais. Os novos membros foram recrutados em organizações internacionais da indústria, festivais de cinema estrangeiros e profissionais de jornalismo. Este grupo de votação representa 62 países diferentes ao redor do mundo. Combinado com os membros atuais, o total de votantes do Globo de Ouro agora é: 52% feminino, 51,8% racial e etnicamente diverso, com 19,6% latino-americanos, 12,1% asiáticos, 10,1% negros e 10,1% do Oriente Médio.
O Brasil marca presença entre os votantes da HFPA com Ana Maria Bahiana, Jânio Nazareth, Miriam Spritzer e Paoula Abou-Jaoude, membros da Hollywood Foreign Press Association; e também pelos votantes internacionais: Daniel Herculano, Enoe Lopes Pontes, Isabel Wittmann, Kel Gomes e Mario Abbade.
Neste ano, mais de 100 longas, de diversos países, foram considerados elegíveis para a categoria de melhor filme em língua não inglesa; o Brasil estava representado por Carvão, de Carolina Markowicz; Fogaréu, de Flávia Neves; e Marte Um, de Gabriel Martins. Porém, infelizmente, nenhum dos três títulos foi indicado.
Conheça os vencedores do Globo de Ouro 2023 nas categorias de cinema:
MELHOR FILME | DRAMA
Os Fabelmans, de Steven Spielberg
MELHOR FILME | COMÉDIA OU MUSICAL
Os Banshees de Inisherin, de Martin McDonagh
MELHOR ATOR | DRAMA
Austin Butler, por Elvis
MELHOR ATRIZ | DRAMA
Cate Blanchett, por Tár
MELHOR ATOR | COMÉDIA OU MUSICAL
Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin
MELHOR ATRIZ | COMÉDIA OU MUSICAL
Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda para Sempre
MELHOR DIREÇÃO
Steven Spielberg, por Os Fabelmans
MELHOR ROTEIRO
Os Banshees de Inisherin, escrito por Martin McDonagh
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
Argentina, 1985, de Santiago Mitre (Argentina)
MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO
Pinóquio, de Guillermo del Toro e Mark Gustafson
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Babilônia, por Justin Hurwitz
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Naatu Naatu, por RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
Música: M.M. Keeravani
Letra: Chandrabose
Intérpretes: Kala Bhairava e Rahul Sipligunj
Foto: Rich Polk/NBC/Getty Images.