Festival de Berlim 2024: Martin Scorsese será homenageado

por: Cinevitor
Homenagem: um dos cineastas mais influentes do mundo

A 74ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 15 e 25 de fevereiro de 2024, anunciou nesta quinta-feira, 21/12, seu grande homenageado: o diretor, produtor e roteirista Martin Scorsese, que receberá o Urso de Ouro Honorário, prêmio especial concedido a figuras importantes do mundo do cinema que contam com uma carreira artística excepcional.  

Desde a década de 1970, Scorsese é um dos cineastas mais influentes do mundo, que já conta com mais de 70 filmes no currículo; muitas de suas obras escreveram a história do cinema com uma versatilidade única. Seus filmes mais conhecidos incluem: Taxi Driver, vencedor da Palma de Ouro, em Cannes; Touro Indomável, exibido fora de competição na Berlinale e vencedor do Oscar de melhor ator para Robert De Niro e melhor edição para Thelma Schoonmaker; Depois de Horas, que recebeu o prêmio de melhor direção em Cannes; A Cor do Dinheiro, vencedor do Oscar de melhor ator para Paul Newman; Os Bons Companheiros, que rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Joe Pesci; Cabo do Medo, exibido em competição em Berlim.

E mais: A Época da Inocência, vencedor do Oscar de melhor figurino para Gabriella Pescucci; Cassino, que rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz para Sharon Stone; Gangues de Nova York, exibido fora de competição na Berlinale; O Aviador, vencedor de cinco estatuetas douradas no Oscar; Os Infiltrados, que rendeu o Oscar de melhor direção para Scorsese; o documentário The Rolling Stones: Shine a Light, que foi o filme de abertura de Berlim em 2008; Ilha do Medo, exibido fora de competição na Berlinale; A Invenção de Hugo Cabret, vencedor de cinco estatuetas no Oscar; O Lobo de Wall Street, indicado em cinco categorias no Oscar; Silêncio, premiado como melhor roteiro adaptado pela National Board of Review; e O Irlandês, indicado em dez categorias no Oscar.

Em 2014, exibiu na Berlinale o projeto Untitled New York Review of Books Documentary, que mais tarde foi lançado pela HBO como O Argumento de 50 Anos. Seu último trabalho, Assassinos da Lua das Flores, foi recentemente eleito o melhor filme do ano pela National Board of Review. Martin Scorsese também está muito comprometido com o patrimônio histórico do cinema; com a The Film Foundation apoia a restauração e distribuição de filmes clássicos.

Foto: Richard Hübner.

Comentários