Festival Curta Cinema 2024: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Beatriz Oliveira e Juan Queiroz no curta mineiro Lapso, de Caroline Cavalcanti 

Foram anunciados nesta segunda-feira, 25/03, os selecionados para a 33ª edição do Festival Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril no Estação NET Botafogo com entrada gratuita.

Neste ano, a programação conta com 133 filmes em um recorte dentre os mais de 4.500 títulos inscritos. São obras representantes de 32 países, algumas consagradas em grandes festivais internacionais e outras totalmente inéditas. A equipe de curadoria foi formada por Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna sob coordenação de Paulo Roberto Jr.

O mês de abril é agora a nova data do Festival Curta Cinema e, com isso, o evento acontecerá sempre no primeiro semestre. Para esta nova edição, o festival bateu recorde de inscrições com 1.370 nacionais e 3.380 internacionais, num total de 4.750 inscrições representativas de 114 países. Esse grande número de inscritos reforça a representatividade e a importância do Curta Cinema e desafia a equipe de compor a programação mais plural e abrangente possível.

Além disso, vale lembrar que o Curta Cinema é um festival que qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. Além da exibição de filmes, o festival também promove atividades paralelas, como workshops, palestras e debates.

Conheça os filmes selecionados para o Curta Cinema 2024:

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

Bença, de Mano Cappu (PR)
Boi de Conchas, de Daniel Barosa (SP)
Buraco de Minhoca, de Marília Hughes Guerreiro (BA)
Cidade by Motoboy, de Mariana Vita (SP)
Circuito, de Alan Sousa e Leão Neto (CE)
Das Águas, de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo (PE)
Dentro de Mim, de Dayane Teles (AL)
Dia de Preto, de Beto Oliveira (SP)
Domingo em Rigel Kent, de André Ladeia (RJ)
Dona Beatriz Ñsîmba Vita, de Catapreta (MG)
Du bist so wunderbar, de Leandro Goddinho (Brasil/Alemanha)
Engole o Choro, de Fabio Rodrigo (SP)
Ernesto, de Fernanda Roque Fernandes (MG)
Lapso, de Caroline Cavalcanti (MG)
Lyb, de Felipe Poroger (SP)
Maputo, de Lucas Birolli Abrahão (SP)
Mborairapé, de Roney Freitas (SP)
O Cacto, de Ricardo Kump (SP)
O que Nos Espera, de Chico Bahia e Bruno Xavier (SP)
Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli (RJ)
Pastrana, de Melissa Brogni e Gabriel Motta (RS)
Pedagogias da Navalha: Se a Palavra é um Feitiço, Minha Língua é uma Encruzilhada, de Colle Christine Avelar, Tiana dos Santos e Alma Flora (RJ)
Quebrante, de Janaina Wagner (PA)
Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga (SP)
Ramal, de Higor Gomes (MG)
Sabão Líquido, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini (RS)
Sertão, América, de Marcela Ilha Bordin (ES)
Toró, de Clara Ferrer e Marcella C. De Finis (RJ)
Um Tropeço em Cinco Movimentos, de Valentina Rosset (Brasil)
Você, de Elisa Bessa (RJ)
Zagêro, de Victor Di Marco e Marcio Picoli (RS)

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL

Avalancha, de Daniel Santiago Cortés (Colômbia)
Basr & Salma In a Never Ending Comedy, de Khozy Rizal (Indonésia)
Been There, de Corina Schwingruber Ilić (Suíça)
Beutset, de Alicia Mendy (França)
Bolero, de Nans Laborde-Jourdàa (França)
Conte Sauvage, de Aline Quertain (Bélgica)
Cross My Heart and Hope To Die, de Sam Manacsa (Filipinas)
Death of An Extra, de Mikhail Zheleznikov (Israel/Rússia)
El Tercer Mundo Después Del Sol, de Tiagx Vélez e Analú Laferal (Colômbia)
Goodnight Baby, de Quynh Anh Le (Vietnã)
Heimatfilm, de Marion Kellmann (Alemanha)
Hold On For Dear Life, de Simone Fiorentino (Itália)
Incident, de Bill Morrison (EUA)
La Forêt des Abeilles, de Erwan Le Gal (França)
La Historia se Escribe de Noche, de Alejandro Alonso (Cuba)
Leptir, de Suncana Brkulj (Croácia)
Marica, de Anouk Chambaz (Suíça)
Mother Father Blood, de Kynan Tegar (Indonésia)
Muna, de Warda Mohamed (Reino Unido)
Peeper, de Chang-lok Han (Coreia do Sul)
Pigeons Are Dying, When The City Is On Fire, de Stavros Markoulakis (Grécia)
Pourquoi As-tu Laissé Le Cheval À Sa Solitude, de Faouzi Bensaïdi (França/Marrocos)
Pravilo Br. 5: Promno Pratite Svog Covjeka, de Miro Manojlovic (Croácia)
Queen Size, de Avril Besson (França)
Retour À Hairy Hill, de Daniel Gies (Canadá)
Reverrever, de Javier Estupiñán (Espanha)
Slimane, de Carlos Pereira (Alemanha)
Tayal Forest Club, de Laha Mebow (Taiwan)
Uma Màe Vai à Praia, de Pedro Hasrouny (Portugal)
Un Silencio Sísmico, de Julián Galay (Argentina)
Warszawa, Holandia, de Ming-Wei Chiang (Polônia)

PANORAMA CARIOCA

A Última Noite no Bar dos Sonhos, de Gabriel Figueira e Diana Seelaender
Aquela Mulher, de Marina Erlanger e Cristina Lago
Aqui Onde Tudo Acaba, de Cláudia Cárdenas e Juce Filho
Arruma um Pessoal pra Gente Botar uma Macumba num Disco, de Chico Serra
Casa Segura, de Allan Ribeiro
Celebracione, de Luiz Carlos Lacerda
Esta Noite Seremos Felizes, de Diego dos Anjos
Expresso Parador, de JV Santos
Fossilização, de João Folharini
Helena de Guaratiba, de Karen Black
Macaleia, de Rejane Zilles
Não Resta Silêncio, de Alice Rodrigues e Andre Di Kabulla
NDOA, de Tadeu Fidalgo
O Voo, de Igor Barradas
Sem Fantasia, de Daniel Herz e Pedro Murad
Spell, de Khalil Charif
Sumidouro/Nada Continua, de Gabraz Sanna e Diana Sandes
Tereza, de Bea Souza
The Patriarcal Period, de Patricia Fróes
Umidade, de Duda Gorter

PANORAMA LATINO AMERICANO

A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza (Brasil, RN)
A Menos que Bailemos, de Hanz Rippe Gabriele e Fernanda Pineda Palencia (Colômbia)
As Marias, de Dannon Lacerda (Brasil, MS)
Audio y El Caimán, de Andrés I. Estrada (Venezuela)
Bogota Story, de Esteban Pedraza (Colômbia)
Casi Invisible, de Dalia Huerta Cano (Guatemala)
Conserva, de Diego Benevides (Brasil, PB)
Cuarto de Hora, de Nemo Arancibia (Chile)
Estirpe, de Daniela Ruiz Coconubo e Ana Maria Ferro Gomez (Colômbia)
Los Eucaliptus, de Nicolás Suárez e Ignacio Ragone (Argentina)
Mala Facha, de Ilén Juambeltz (Uruguai)
Moventes, de Jefferson Cabral (Brasil, RN)
Night Of The Minotaur, de Juliana Zuluaga Montoya (Colômbia)
O Rebanho de Quincas, de Rebeca Souza (Brasil, PB)
Pablito, de Alex Sierra (Colômbia)
Panadrilo, de Marcela Heilbron (Panamá)
Sexto Continente, de Estrella Herrera (Argentina)
Takanakuy, de Gustavo Vokos (Peru/Brasil)
Tapir Memories, de Pedro Nel Cabrera Vanegas (Colômbia/Suíça)
Tenemos Patria, de Mikel Garrido (Venezuela)
Tigers, de Alfredo Marimon (Colômbia)
You Are Already Dead, de Martin Pizarro Veglia (Chile)

PANORAMA PRIMEIROS QUADROS

152 AB, de Daniel Jaber e Jelton Oliveira (MG)
À Noite Todos os Gatos são Pardos, de Matheus Moura (MG)
A Última Foto, de Marcelo Meniquelli (SP)
America, Made in Brasil, de Maria Clara Bastos (SP)
Atravessaria a Cidade Toda de Bicicleta só pra te Ver Dançar, de Mauricio Abbade (SP)
Dona Taquariana, uma Cabocla Brasileira, de Abimaelson Santos (MA)
Exotismos, de Alessandra Regina Gama (GO)
Expresso Santa Cruz, de Felipe Leão (RJ)
João de Una Tem um Boi, de Pablo Monteiro (MA)
Linea 604, de Cléa Gajan e Maria de Biase (RJ)
Nossos Últimos Dias, de Jose Alexandre Arantes Toledo (SP)
O Capitão que Não Podia Abandonar o Navio, de Camila C. Bastos (RJ)
O Tempo, de Ellen Corrêa (RS)
Tese de Mestrado em História, de Emi Ferreira de Carvalho (SP)

INTERZONA MIDNIGHT

Amor Irreal, de Lucas Reis (RS)
Arapuca, de Joel Caetano (SP)
Blockbuster, de Rafael Toledo (BH)
Cáustico, de Wesley Gondim (DF)
Olho Ruim, de Nicolas Lobato (RS)
Pecã, de Aline Gutierres (RS)

SESSÃO ESCOLA | INFANTIL

A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira (SP)
Anacleto, o Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes (PR)
Coelhitos e Gambazitas, de Thomas Larson (SP)
Maréu, de Nicole Schlegel (RJ)
Quintal, de Mariana Netto (BA)

ABERTURA

A Short Film About Kids, de Ibrahim Handal (Palestina)
Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro (RJ)
Rosa, de Pedro Murad (RJ)
Yaya, de Leticia Akel Escárate (Chile)

Foto: Nathalia Cordeiro.

Comentários