Conheça os filmes selecionados para o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

por: Cinevitor

eraumavezfestbrasiliaCena do filme Era Uma Vez Brasília, de Adirley Queirós: selecionado.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontecerá de 15 a 24 de setembro, anunciou nesta segunda-feira, 07/08, os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de sua 50ª edição. Na categoria longa-metragem, nove filmes concorrem ao Troféu Candango e outros 12 competem na categoria de curta-metragem. Neste ano, todos os selecionados receberão cachê de seleção, que soma R$ 340 mil.

Maior vitrine do cinema nacional e mais antigo evento do gênero no país, o Festival de Brasília mostra nesta edição a força da produção audiovisual brasileira, com nove longas de nove estados. Além disso, é importante notar a diversidade das obras em competição, reflexo de uma política de promoção cultural atenta à diversidade do país. “Há produções que abordam questões identitárias, raciais e de gênero, assim como os dilemas éticos do Brasil de hoje. O festival também mantém toda sua tradição, como centro de efervescência de debates estéticos e políticos, mas também se alinha às principais questões do mercado cinematográfico e das novas tendências“, avalia o secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, presidente do festival.

Em sua 50ª edição, 778 produções foram inscritas na Mostra Competitiva, um recorde. Do número total, 608 produções são de curta-metragem; os longas correspondem a 170 filmes.

Confira os filmes selecionados para o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro:

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS:

Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans (MG)
Café com Canela, de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA)
Construindo Pontes, de Heloisa Passos (PR)
Era Uma Vez Brasília, de Adirley Queirós (DF)
Música para Quando as Luzes se Apagam, de Ismael Cannepele (RS)
O Nó do Diabo, de Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhesus Tribuzi (PB)
Pendular, de Julia Murat (RJ)
Por Trás da Linha de Escudos, de Marcelo Pedroso (PE)
Vazante, de Daniela Thomas (SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS:

A Passagem do Cometa, de Juliana Rojas (SP)
As Melhores Noites de Veroni, de Ulisses Arthur (AL)
Baunilha, de Leo Tabosa (PE)
Carneiro de Ouro, de Dácia Ibiapina (DF)
Chico, de Irmãos Carvalho (RJ)
Inocentes, de Douglas Soares (RJ)
Mamata, de Marcus Curvelo (BA)
Nada, de Gabriel Martins (MG)
O Peixe, de Jonathas de Andrade (PE)
Peripatético, de Jessica Queiroz (SP)
Tentei, de Laís Melo (PR)
Torre, de Nadia Mangolini (SP)

Foto: Divulgação.

Comentários