Com Isis Valverde, Angela, de Hugo Prata, abre a mostra competitiva de longas do 51º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor
Protagonista: Isis Valverde no tapete vermelho

A mostra competitiva de longas-metragens brasileiros da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado começou neste sábado, 12/08, com a exibição de Angela, dirigido por Hugo Prata, que é focado nos últimos meses de vida da socialite Angela Diniz, que foi assassinada em dezembro de 1976, aos 32 anos.

Protagonizado por Isis Valverde, o filme se passa no final da década de 1970 e narra acontecimentos da mulher que ficou conhecida como A Pantera de Minas e as consequências de sua conturbada relação amorosa com o empresário Raul Street, também conhecido como Doca Street, interpretado por Gabriel Braga Nunes. O elenco ainda traz Bianca Bin, Emilio Orciollo Netto, Chris Couto, Gustavo Machado, Carolina Manica e Alice Carvalho.

No palco do Palácio dos Festivais, Hugo Prata, que passou por Gramado em 2016 com Elis, apresentou o longa: “Esse filme foi feito com muita bravura e teimosia. Cruzamos a pandemia e um governo que não gostava da cultura. Foi muito difícil. Tratamos de um assunto que também irritava bastante aquele pessoal. Resolvemos contar de novo algumas partes dessa história que vinha sendo um pouco mal contada”.

Depois de ser elogiada pelo diretor, Isis Valverde também discursou: “Eu quero agradecer a chance de contar a história dessa mulher incrível. Foi fenomenal estar ali e gritar, por todas nós, o que ela não conseguiu gritar. Obrigada aos familiares da Angela, ao Hugo e todos da equipe”. Também marcaram presença na estreia: o ator Emilio Orciollo Netto, o produtor Fabio Zavala, a roteirista Duda de Almeida, a atriz Carolina Manica, entre outros.

A sinopse de Angela diz: após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Angela Diniz conhece Raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas regadas à paixão na casa de praia. Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando Raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil.

Diretor, roteirista e elenco no Palácio dos Festivais

No dia seguinte à exibição, integrantes da equipe do filme participaram de uma coletiva de imprensa na Sociedade Recreio Gramadense, que foi mediada por Carlos Eduardo Lourenço Jorge: “Eu tentei uma coisa diferente na minha carreira. Angela foi um passo a mais que eu dei como atriz. Eu tentei caminhos diferentes na minha interpretação. E fui surpreendida porque a personagem, muito bem escrita, começou a andar sozinha. E me deu possibilidade para ser o não óbvio e surpreender”, disse Isis Valverde.

A atriz também falou da sua pesquisa para a composição da personagem: “Eu conversei com algumas pessoas que conheceram Angela e se envolveram com ela. Cada um me falava uma coisa. Mas uma pessoa me disse algo que me marcou: ela era apaixonante, um poço sem fundo e tinha o sorriso mais triste que já tinha visto. Isso ficou na minha cabeça. Foi muito forte quando ouvi isso”.

Carolina Manica, que interpreta Adelita Scarpa, também falou: “Existiu um cuidado muito grande na construção dessas personagens e nas relações dessas pessoas. Isso aparece com muita força. Além de ter um roteiro que já te entrega uma possibilidade de trabalho muito grande”. Emilio Orciollo Netto completou: “O artista se envolve. Quando se faz um trabalho sério e comprometido, não dá pra fazer pela metade. Não é 50%. O ator é 100%. Meu personagem é o retrato de uma figura decadente, um homem machista, quatrocentão, fanfarrão. Quantas pessoas conhecemos assim até hoje?”.

Angela, que é uma produção da Bravura Cinematográfica, com coprodução da Star Productions, chega aos cinemas brasileiros no dia 31 de agosto com distribuição da Downtown Filmes

*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Ticiane da Silva/Edison Vara/Agência Pressphoto.

Comentários