CINEVITOR #443: Entrevista com Kleber Mendonça Filho | Retratos Fantasmas | 51º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor
O cineasta no tapete vermelho do festival

Dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, o documentário Retratos Fantasmas, seu quinto longa-metragem, foi o filme de abertura da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado e foi exibido, fora de competição, no Palácio dos Festivais.

Após apresentar seus últimos filmes, Crítico, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau em Gramado, o diretor voltou ao evento com seu segundo documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. Retratos Fantasmas, que estreia nesta quinta-feira, 24/08, tem como personagem principal o centro da cidade do Recife como local histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que atravessaram o século 20 como espaços de convívio. Foram lugares de sonho e de indústria; e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

Cerca de 60% de Retratos Fantasmas é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o CTAv, Centro Técnico do Audiovisual, e a Fundação Joaquim Nabuco. O trabalho de montagem, ao lado de Matheus Farias, reúne imagens dos mais variados formatos.

Com produção de Emilie Lesclaux para a CinemaScópio, Retratos Fantasmas foi exibido no Festival de Cannes deste ano fora de competição. Recentemente, foi selecionado para o Festival de Toronto, Nova York, Sydney, Munich Film Festival, Santiago Festival Internacional de Cine, New Zealand International Film Festival, Melbourne International Film Festival, Lima International Film Festival, entre outros.

Para falar mais sobre o filme, conversamos com Kleber Mendonça Filho no dia seguinte à exibição em Gramado. No bate-papo, o diretor contou sobre o início do projeto, relação com o material de arquivo e preservação, personagens do documentário, relação com a cidade do Recife, cinemas de rua (Art Palácio, Cine Trianon e São Luiz), coincidências do roteiro, recepção do público e expectativa para o lançamento. O ator Rubens Santos, que faz uma participação no filme, e o montador Matheus Farias também falaram sobre o longa.

Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR esteve em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto.

Comentários