CINEVITOR #428: Entrevista com Carolina Markowicz e Maeve Jinkings | Carvão

por: Cinevitor
Protagonista: Maeve Jinkings em cena

Depois de uma bem-sucedida carreira por festivais internacionais, Carvão, primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz, chegou ao Brasil no Festival do Rio e recebeu os troféus Redentor de melhor roteiro, atriz coadjuvante para Aline Marta e direção de arte para Marines Mencio.

O filme, que entra em cartaz nesta quinta-feira, 03/11, em circuito comercial, fez sua estreia na 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no dia 22/10 no vão livre do Masp. A primeira sessão mundial de Carvão aconteceu no Festival de Toronto, em setembro deste ano. A exibição marcou a volta da cineasta ao evento, no qual já exibiu três curtas: O Órfão, Namoro à Distância e Edifício Tatuapé Mahal; ela também participou do TIFF Filmmaker Lab, em 2015. Logo, passou também pelo Festival Internacional de Cinema de San Sebastián na mostra Horizontes Latinos.

Na trama, Maeve Jinkings interpreta Irene que, com seu marido, Jairo, papel de Rômulo Braga, tem uma pequena carvoaria no quintal de casa. Eles têm um filho pequeno, Jean, vivido por Jean Costa, e o pai dela não sai mais da cama, não fala e não ouve. A família recebe uma boa proposta, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa, numa pequena cidade no interior. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar; nem sempre para melhor.

Produzido por Zita Carvalhosa, em coprodução de Karen Castanho e Alejandro Israel, o longa será lançado nos cinemas pela Pandora Filmes. César Bordón, Camila Márdila, Aline Marta e Pedro Wagner também estão no elenco. A equipe artística de Carvão conta direção de fotografia de Pepe Mendes; montagem do argentino Lautaro Colace; figurino de Gabi Pinesso; e trilha sonora assinada por Filipe Derado e pelo argentino Alejandro Kauderer.

O filme foi rodado em Joanópolis, interior de São Paulo, uma cidade próxima à qual a diretora cresceu, e, por isso, conhece bem esse ambiente rural e retrógrado. Markowicz, que vem de uma premiada carreira como curtametragista, leva ao seu primeiro longa a mesma paixão que a moveu em seus seis curtas: contar uma história.

Para falar mais sobre Carvão, conversamos com a diretora e com a protagonista Maeve Jinkings durante a 46ª Mostra de São Paulo. No bate-papo, elas falaram sobre entrosamento da equipe, bastidores, repercussão nos festivais internacionais, Brasil atual e expectativa para o lançamento.

Aperte o play e confira:

Foto: Divulgação/Pandora Filmes.

Comentários