Cine PE 2026: Alfredo Bertini, idealizador do festival, é homenageado por familiares, amigos, público e imprensa 

por: Cinevitor
Sandra Bertini com os filhos Vitor e Patricia no palco do Cine PE

Nesta sexta-feira, 05/06, a 30ª edição do Cine PE foi marcada por uma das noites mais emocionantes das três décadas de existência do festival. O Cinema do Teatro do Parque recebeu uma homenagem especial ao idealizador do evento, o economista Alfredo Bertini, que reuniu amigos, realizadores, parceiros do audiovisual e a equipe do festival em torno de um documentário que celebrou a personalidade e trajetória profissional do fundador do Cine PE

Produzido pela jornalista Mari Frazão, a produção trouxe depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória de Bertini e testemunharam sua dedicação ao fortalecimento do cinema brasileiro. O filme destacou o papel fundamental do produtor na consolidação do festival como um dos mais importantes eventos audiovisuais do país.

Ao final da exibição, o público presente no Teatro do Parque levantou-se para longos aplausos, em uma demonstração de carinho e reconhecimento ao legado deixado por Alfredo Bertini, que faleceu nesta quinta-feira, 04/06, aos 65 anos. Em seguida, a diretora do festival e companheira de Alfredo, Sandra Bertini, subiu ao palco ao lado dos filhos Vitor e Patrícia, e agradeceu pelas homenagens recebidas ao longo do dia e reforçou a continuidade do festival, conforme desejo manifestado pelo próprio fundador.

Emocionada, Sandra destacou a dedicação da equipe responsável pela realização do evento e o compromisso de manter viva a missão construída ao longo dos últimos 30 anos: “Muito difícil, né? Ter que falar… mas eu tô falando porque eu quero falar. Porque ele merece que eu fale. Porque ele faria o mesmo se fosse o inverso, tá certo? Agradeço muito nossa equipe que todos esses dias se empenhou para que a gente fizesse um Cine PE bonito, com generosidade e boas exibições. Todos falaram de Bertini com muita sabedoria. Não são todos que têm sabedoria. A sabedoria é para poucos, a inteligência para muitos. Todos o conheciam muito bem de todo esse convívio de 30 anos de Cine PE. Muitos estavam lá no começo e sabem como é duro fazer um festival”

Durante o discurso, ela relembrou o convite que recebeu para integrar o projeto ainda nos primeiros anos e falou sobre a paixão compartilhada pelo cinema e pela cultura brasileira: “O Bertini foi buscar esse projeto cultural para o estado de Pernambuco. E ele viu a dimensão da importância de um festival num estado com uma potência tão grande cultural e de audiovisual em particular. Então, me convidou para ser sua produtora. Eu aceitei na hora. Me apaixonei ainda mais pelo cinema quando entendi o que é transformar um sonho em realidade”

Roger Lerina, Simone Zuccolotto e Nínive Caldas no palco

Sandra também agradeceu aos realizadores, jurados, patrocinadores, instituições parceiras, público, equipe e familiares: “A gente precisa honrar cada filme exibido aqui. É um trabalho feito com muita responsabilidade, dedicação e amor ao cinema. Agradeço muito minha família, meu filho Vitor, minha filha Patrícia… e ao Bertini, que me ajudou em toda essa programação. Vamos fazer uma 31ª edição linda! Obrigada, Mari Frazão, nossa assessora de imprensa. Uma paixão minha. Eu não sei quem não é apaixonado nessa família Cine PE. Eles se entregam tanto, são os amores da minha vida. Os meus terceiros filhos”

Ainda como parte da homenagem, a apresentadora Nínive Caldas chamou ao palco os jornalistas e críticos de cinema Roger Lerina e Simone Zuccolotto, que falaram sobre Alfredo: “Estamos aqui representando toda a imprensa do país e a comunidade do audiovisual brasileiro nessa homenagem a uma figura que durante mais de três décadas lutou pelo cinema brasileiro. Alfredo Bertini, sua parceira de vida e de sonho, a Sandra, foram aliados dos artistas e técnicos na reconstrução do nosso cinema, com dedicação e resiliência nos altos e baixos. Esse casal e seus colaboradores foram incansáveis na divulgação e no incentivo à produção nacional”

Além da homenagem a Alfredo Bertini, a programação da noite manteve as exibições do festival. A sessão foi aberta com a mostra hors concours, que apresentou o documentário Guardiões da Floresta, produzido por estudantes da rede pública de ensino de Jaboatão dos Guararapes em oficina ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles. No palco, os alunos também homenagearam o idealizador do Cine PE usando camisetas com o nome dele e com a seguinte frase: “Seu legado seguirá iluminando o cinema brasileiro”

Entre aplausos e emoção, uma das alunas falou sobre a experiência de realizar um curta-metragem: “Eu queria agradecer pela oportunidade que o Cine PE deu pra gente. Antes a gente não tinha tanta dimensão do quão maravilhoso seria. Mas, estando aqui, com meus amigos, pessoas próximas e professores, que nos apoiaram muito, percebi que foi algo maravilhoso. Eu tenho muito orgulho de estar aqui representando a nossa escola porque é um colégio maravilhoso e esse filme foi muito bom”

Em seguida, o público acompanhou a animação Medo Monstro, dirigida por Andrew Gledson e Eduardo Padrão, representante da mostra competitiva de curtas-metragens pernambucanos. Na mostra competitiva de curtas nacionais, foram exibidos Via Sacra, de João Campos, e Da Aldeia à Universidade, dirigido por Leandro de Alcântara e Túlio de Melo, que aborda trajetórias de estudantes indígenas no ensino superior. Encerrando a programação, o público assistiu ao documentário A Fabulosa Máquina do Tempo, da diretora Eliza Capai, longa-metragem que integra a mostra competitiva nacional e convida o espectador a refletir sobre memória, futuro e as transformações do mundo contemporâneo.

Fotos: Felipe Souto Maior.

Comentários