Gotham Awards 2022: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Gracija Filipovic: premiada pelo filme Murina

Foram anunciados nesta segunda-feira, 28/11, no Cipriani Wall Street, em Nova Iorque, os vencedores da 32ª edição do Gotham Awards, um dos principais prêmios do cinema independente, organizado pela IFP, Independent Filmmaker Project, que dá início à temporada de premiações.

Neste ano, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, de Dan Kwan e Daniel Scheinert, se destacou e levou dois prêmios: melhor filme e melhor atuação coadjuvante para Ke Huy Quan. O Brasil também marcou presença na premiação com a vitória da atriz Gracija Filipovic, pelo filme Murina, uma coprodução entre Croácia, Brasil, Estados Unidos e Eslovênia, que traz os brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenço Sant’ Anna, da RT Features, na produção, além de Martin Scorsese.

O documentário O Território, dirigido pelo norte-americano Alex Pritz, uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e Estados Unidos, também estava na disputa, mas, infelizmente, não foi premiado. Além disso, na categoria de melhor direção revelação, a cineasta Beth de Araújo concorreu com Soft & Quiet, mas não ganhou. Filha de mãe sino-americana e pai brasileiro, Beth nasceu e foi criada em São Francisco, porém tem dupla cidadania.

Além dos prêmios, a noite contou também com homenagens: os atores Adam Sandler e Michelle Williams receberam o Performer Tribute; a cineasta Gina Prince-Bythewood, de A Mulher Rei, foi honrada com o Filmmaker Tribute; Don Katz, fundador da Audible, Inc., recebeu o Innovator Tribute; o consagrado ator e diretor Sidney Poitier, que faleceu em janeiro deste ano, foi homenageado com o Icon Tribute; o Festival de Veneza recebeu o Gotham Impact Salute; Peter Kujawski e Jason Cassidy, da Focus Features, foram honrados com o Industry Tribute; e o elenco de Fire Island: Orgulho e Sedução recebeu o Ensemble Tribute.

Como a primeira grande cerimônia de premiação da temporada, o Gotham Awards reconhece e destaca filmes e séries independentes, assim como seus roteiristas, diretores, produtores e atores. Os candidatos são selecionados por comitês de críticos de cinema, jornalistas e curadores de festivais. Júris distintos, compostos por roteiristas, diretores, atores, produtores e editores escolhem os premiados.

Conheça os vencedores do 32º Gotham Awards:

MELHOR FILME
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, de Dan Kwan e Daniel Scheinert

MELHOR DOCUMENTÁRIO
All That Breathes, de Shaunak Sen

MELHOR FILME INTERNACIONAL
O Acontecimento, de Audrey Diwan (França)

MELHOR DIREÇÃO REVELAÇÃO | PRÊMIO BINGHAM RAY
Charlotte Wells, por Aftersun

MELHOR ROTEIRO
Tár, escrito por Todd Field

MELHOR ATUAÇÃO
Danielle Deadwyler, por Till

MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE
Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

ATUAÇÃO REVELAÇÃO
Gracija Filipovic, por Murina

MELHOR SÉRIE | LONGA
Pachinko (Apple TV+)

MELHOR SÉRIE | CURTA
Mo (Netflix)

SÉRIE REVELAÇÃO | DOCUMENTÁRIO
We Need To Talk About Cosby (Showtime)

MELHOR ATUAÇÃO EM SÉRIE NOVA
Ben Whishaw, por This is Going to Hurt

Foto: Divulgação/Getty Images.

Comentários