
Foram anunciados neste domingo, 20/03, em cerimônia apresentada pela atriz Debbie Allen, os vencedores do ASC Awards, prêmio organizado pela American Society of Cinematographers, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema.
Neste ano, o brasileiro Adolpho Veloso estava indicado ao Prêmio Spotlight, que reconhece a fotografia excepcional em filmes independentes, estrangeiros ou de arte, pelo longa Jockey, de Clint Bentley, mas, infelizmente, não foi premiado. O fotógrafo, que também é membro da Associação Brasileira de Cinematografia, se destacou recentemente por seu trabalho no longa Mosquito, de João Nuno Pinto. Seu currículo conta também com: On Yoga: Arquitetura da Paz, Rodantes, Tungstênio, O Perfeito David, entre outros.
Entre os longas, Duna, dirigido por Denis Villeneuve e com fotografia de Greig Fraser, foi consagrado pelos votantes desta 36ª edição. Nas categorias televisivas, a série The Underground Railroad, criada e dirigida por Barry Jenkins, foi premiada pela fotografia de James Laxton.
Como de costume, a premiação celebra nomes importantes da indústria: Ellen Kuras, de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e indicada ao Oscar por The Betrayal: Nerakhoon, recebeu o ASC Lifetime Achievement Award; Peter Levy, vencedor do Emmy por A Vida e Morte de Peter Sellers e pela série Californication, foi homenageado com o Career Achievement in Television Award; John Lindley, indicado ao Emmy pela série Pan Am, recebeu o President’s Award; e Daniel Sasaki, da Panavision, foi honrado com o Curtis Clark Technical Achievement Award, criado este ano pela ASC.
Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores e diretoras de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte. Desde 1986 realiza sua premiação anual.
Conheça os vencedores do ASC Awards 2022 nas categorias de cinema:
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
Duna, por Greig Fraser
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Faya Dayi, por Jessica Beshir
PRÊMIO SPOTLIGHT
Pig – A Vingança, por Pat Scola
Foto: Divulgação.