
Foram anunciados neste domingo, 13/03, os vencedores do Critics Choice Awards 2022, premiação que elege os melhores da TV e do cinema. O longa Ataque dos Cães se consagrou nesta 27ª edição da premiação, que é realizada pela Broadcast Film Association, a maior organização de críticos americanos e canadenses.
Indicado em dez categorias, Ataque dos Cães levou quatro dos principais troféus da noite. O longa garantiu os prêmios de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro adaptado para Jane Campion; e também melhor fotografia, se destacando como o principal vencedor deste ano.
Assim como em outras premiações, Duna também foi vencedor em algumas das principais categorias técnicas do Critics Choice Awards. A ficção científica dirigida por Denis Villeneuve saiu premiada em melhor design de produção, melhores efeitos visuais e melhor trilha sonora.
Nas categorias destinadas às produções televisivas, Succession se consagrou como a melhor série dramática e Ted Lasso como a melhor série de comédia. Round 6, o sucesso internacional da Netflix, garantiu prêmios em categorias como melhor ator e melhor série internacional.
O Critics Choice Awards 2022 foi realizado no Fairmont Century Plaza, em Los Angeles, e contou com a apresentação de Nicole Byer e Taye Diggs. Inicialmente marcado para acontecer no dia 9 de janeiro, o evento teve que ser adiado para 13 de março por conta do aumento de casos de Covid-19 nos Estados Unidos, ocorrendo, então, no mesmo dia que o BAFTA 2022.
Os vencedores foram escolhidos entre 525 críticos e jornalistas de entretenimento independentes e dos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos e Canadá, ao contrário do Oscar, cujos votos são definidos por membros da indústria. Ainda assim, o Critics se destaca como um dos principais termômetros para o prêmio da Academia.
Conheça os vencedores do 27º Critics Choice Awards nas categorias de cinema:
MELHOR FILME
Ataque dos Cães
MELHOR ATOR
Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor
MELHOR REVELAÇÃO DE ATOR/ATRIZ JOVEM
Jude Hill, por Belfast
MELHOR ELENCO
Belfast
MELHOR DIREÇÃO
Jane Campion, por Ataque dos Cães
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Belfast, escrito por Kenneth Branagh
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Ataque dos Cães, escrito por Jane Campion
MELHOR FOTOGRAFIA
Ataque dos Cães, por Ari Wegner
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Duna, por Patrice Vermette e Zsuzsanna Sipos
MELHOR EDIÇÃO
Amor, Sublime Amor, por Sarah Broshar e Michael Kahn
MELHOR FIGURINO
Cruella, por Jenny Beavan
MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO
Os Olhos de Tammy Faye
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Duna
MELHOR FILME DE COMÉDIA
Licorice Pizza
MELHOR ANIMAÇÃO
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, de Michael Rianda e Jeff Rowe
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
MELHOR CANÇÃO
No Time to Die, por Billie Eilish e Finneas O’Connell (007 – Sem Tempo para Morrer)
MELHOR TRILHA SONORA
Duna, por Hans Zimmer
Foto: Divulgação/Getty Images.