Prêmio APCA: Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso, é eleito o melhor filme de 2021

por: Cinevitor
Marta Aurélia e Jéssica Ellen em Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso.

A Associação Paulista de Críticos de Artes anunciou nesta segunda-feira, 31/01, os vencedores do Prêmio APCA 2021, que conta com os melhores do ano nas seguintes categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantojuvenil e Televisão.

Na categoria Cinema, os críticos Luiz Carlos Merten, Flavia Guerra e Orlando Margarido escolheram o longa cearense Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso, como o melhor filme do ano que passou. Com Lucas Limeira, Jéssica Ellen e Val Perré no elenco, a obra é um manifesto contra o racismo e a precariedade do sistema educacional no Brasil. Produzido e distribuído pela Corte Seco Filmes, e disponível na Globoplay, conta a história de Saulo, que inspirado pela leitura do livro dos Panteras Negras tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto racista, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado até que a justiça seja feita, dando início a uma grande mobilização coletiva.

Engajado politicamente, o projeto cearense se preocupa em construir, no decorrer da história, a consciência social de Saulo ao mostrar o estudante inspirado por ativistas como Angela Davis, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Amílcar Cabral, Abdias do Nascimento, Marielle Franco, Martin Luther King, Carolina de Jesus, Fred Hampton, Malcom X, Nelson Mandela, entre outros.

Além disso, em outras áreas do Prêmio APCA, como Música Popular, Marina Sena foi eleita a Artista Revelação; já em Televisão, Nos Tempos do Imperador, da Rede Globo, venceu na categoria de melhor novela e Juan Paiva, Leticia Colin e Paula Cohen ficaram com os prêmios de atuação.

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, presidido por Maria Fernanda Teixeira, reuniu seus associados no dia 31 de janeiro para uma Assembleia Geral Ordinária em formato on-line para definir os vencedores. A cerimônia de entrega dos troféus da 65ª edição aos artistas contemplados ainda não tem data programada e nem formato definido. 

Conheça os vencedores do Prêmio APCA 2021 na categoria de Cinema:

MELHOR FILME | LONGA-METRAGEM
Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso

MELHOR DIREÇÃO
Madiano Marcheti, por Madalena

MELHOR ELENCO
Marighella, de Wagner Moura

MELHOR FOTOGRAFIA
Acqua Movie e Veneza, por Gustavo Habda

MELHOR DOCUMENTÁRIO
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi

Foto: Marcos Hirano.

Comentários