A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, com Carol Duarte, Julia Stockler e Fernanda Montenegro, ganha trailer

por: Cinevitor

avidainvisiveltraileroficialMelodrama tropical: Carol Duarte e Julia Stockler em cena.

Escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional, A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, estreia em circuito comercial no dia 31 de outubro. Porém, o longa entra em cartaz hoje, 19/09, em Fortaleza, com sessões diárias até o dia 25.

O cartaz, que acaba de ser divulgado junto com o trailer, é assinado pela artista visual Manuela Eichner, que vive e trabalha entre São Paulo e Berlim, e que usou como referências Almodóvar, Pop Art e o Tropicalismo.

vidainvisivelpostersite

Com distribuição conjunta da Sony Pictures e Vitrine Filmes, o sétimo longa-metragem da carreira de Karim Aïnouz já conquistou prêmios importantes nos principais festivais do mundo, como o Grand Prix da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, inédito na história do cinema brasileiro; além de prêmios do público de melhor filme e do júri de melhor fotografia, no Festival de Cine de Lima; e o CineCoPro Award, no Festival de Munique. Exibido no Festival de Toronto para uma plateia com importantes nomes do cinema mundial, como a atriz francesa Isabelle Huppert, o filme teve longos minutos de aplausos ao final da projeção.

A Vida Invisível, que ganhou sua primeira exibição nacional na abertura do último Cine Ceará, segue ainda para os festivais Mill Valley, em São Francisco; Aspen Film Festival, no Colorado; e segue para o BFI London Film Festival, em outubro. Esses festivais concentram grande número de votantes do Oscar e dá início à campanha para a premiação em Los Angeles. Além disso, terá distribuição nos Estados Unidos pela Amazon Studios e já foi vendido para mais de 30 países, incluindo Grécia, França, Polônia, China, Hungria, Eslovênia, Croácia, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Sérvia, Argélia, Egito, Irã, Israel, Jordânia, Líbia, Marrocos, Emirados Árabes, Reino Unido, Portugal, Itália, Coreia do Sul, Rússia, Cazaquistão, Ucrânia, Taiwan, Suíça, Espanha e Turquia.

O longa é uma livre adaptação da obra A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha, e traz Fernanda Montenegro, Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Maria Manoella, Bárbara Santos, Flavia Gusmão e Flavio Bauraqui no elenco. Com roteiro assinado por Murilo Hauser, em colaboração com a uruguaia Inés Bortagaray e o próprio diretor, o longa, ambientado majoritariamente na década de 1950, foi rodado no Rio de Janeiro, nos bairros da Tijuca, Santa Teresa, Estácio e São Cristóvão. A direção de fotografia é da francesa Hélène Louvart, de As Praias de Agnès e Lazzaro Felice, que assina seu primeiro longa brasileiro, e a alemã Heike Parplies, de Toni Erdmann, assina a montagem.

Definido pelo cineasta como um melodrama tropical, a obra apresenta nos papeis principais duas jovens estreantes no cinema: “Eu trabalhei com um maravilhoso grupo de atrizes e atores. Eles são todos muito diferentes, de diferentes gerações, diferentes registros de atuação; e o desafio foi alcançar o mesmo tom, a mesma vibração”, conta o diretor. Segundo Karim, trata-se de um melodrama tropical porque a abordagem mistura preceitos clássicos do gênero, mas com um olhar que busca se adaptar a uma contemporaneidade brasileira.

A colaboração de Rodrigo Teixeira, da RT Features, com Karim começou na origem do projeto. Ao receber o manuscrito de Martha Batalha, o produtor pensou imediatamente no diretor, não apenas pelo estilo de sua filmografia, mas também pela interseção entre o livro e a história familiar do diretor, onde observou a invisibilidade das mulheres conduzidas por uma geração machista.

Na trama, que se passa no Rio de Janeiro, as irmãs Guida e Eurídice são como duas faces da mesma moeda: irmãs apaixonadas, cúmplices, inseparáveis. Eurídice, a mais nova, é uma pianista prodígio, enquanto Guida, romântica e cheia de vida, sonha em se casar com um príncipe encantado e ter uma família. Um dia, com 18 anos, Guida foge de casa com o namorado. Ao retornar grávida, seis meses depois e sozinha, o pai, um português conservador, a expulsa de casa de maneira cruel. Guida e Eurídice são separadas e passam suas vidas tentando se reencontrar, como se somente juntas fossem capazes de seguir em frente.

Confira o trailer de A Vida Invisível:

Foto: Bruno Machado.

Comentários