Otto Guerra será homenageado com o Troféu Eduardo Abelin no 45º Festival de Cinema de Gramado

por: Cinevitor

ottogramado45Com 40 anos de carreira em animação, diretor terá sua carreira celebrada em Gramado.

Começou a contagem regressiva para o 45º Festival de Cinema de Gramado! Neste ano, o evento presta homenagem a um de seus grandes amigos e incentivadores com o Troféu Eduardo Abelin, que será entregue para o diretor gaúcho Otto Guerra, que há mais de quatro décadas faz carreira no cinema de animação.

Destinado a diretores, cineastas ou entidades de cinema brasileiros, o Troféu Eduardo Abelin foi criado em 2003 e já homenageou, em suas últimas edições, nomes como José Mojica Marins, Zelito Viana, Walter Carvalho e Arnaldo Jabor. Em 2017, a homenagem a Otto Guerra acontece no ano em que é celebrado o centenário da animação no Brasil.

Com longa trajetória em Gramado, Otto esteve pela primeira vez no festival em 1984 com a produção O Natal do Burrinho, que lhe rendeu o prêmio de melhor filme na Mostra Gaúcha de Curtas. Desde então, o cineasta teve seus trabalhos premiados em outras seis edições do evento, sendo a mais recente em 2013, com o longa-metragem Até Que a Sbórnia nos Separe, vencedor dos prêmios de melhor filme pelo júri popular e direção de arte. Nave Mãe, Novela, O Reino Azul, Treiler, As CobrasWood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll também foram exibidos em Gramado.

“Minha primeira homenagem foi no Anima Mundi, aos 44 anos. Na época, pensei que eles estavam me matando cedo demais, mas agora o tempo passou, cheguei aos 60 e talvez esteja na hora de fazer alguma coisa porque já me sinto um guri velho”, disse Otto, que atualmente trabalha na animação A Cidade dos Piratas, baseada no trabalho da cartunista Laerte e com previsão de lançamento para 2018.

O 45º Festival de Cinema de Gramado acontecerá entre os dias 17 e 26 de agosto, com a entrega do Troféu Eduardo Abelin para Otto Guerra marcada para a noite do dia 19, no Palácio dos Festivais.

Foto: Itamar Aguiar/PressPhoto.

Comentários