16ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto exibirá 118 filmes

por: Cinevitor
Cena do documentário Aquilo que Eu Nunca Perdi, de Marina Thomé.

A 16ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de junho com transmissão gratuita e on-line, exibirá 118 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (32 longas, 6 médias e 80 curtas-metragens) de 4 países e 14 estados brasileiros; todos estarão disponíveis no site oficial do evento (clique aqui).

Nos longas e médias-metragens, com curadoria de Francis Vogner dos Reis e Cleber Eduardo, novamente a CineOP chama atenção para a produção contemporânea brasileira que, de alguma forma, dialoga com o passado para reconfigurar questões do presente; através do uso de documento, memória, perspectivas ou reflexões afetivas.

“De uns anos para cá, temos nos esforçado mais para fazer essa relação, principalmente porque os filmes inscritos tocam em questões que demandam recuos históricos relevantes ou lidam com matéria de arquivo. Os filmes da Mostra Contemporânea estabelecem uma forte relação com as questões históricas, seja a partir de perspectivas de um determinado caso ou determinada questão da política ou imaginário cultural e social brasileiro, seja de materiais de arquivo que lidam com a materialidade da memória do país”, afirma o curador Francis Vogner.

Para 2021, os longas da Mostra Contemporânea foram divididos em quatro eixos: Indígenas e as imagens: entre o passado e o presente, que como o nome adianta, inclui filmes que tratam da cultura indígena, recolocando elementos de suas histórias em relação à história brasileira; Os espaços e os vestígios da história, que reúne trabalhos que ecoam obsessivamente o ambiente onde filmam ou onde buscam suas relações com a história, ecoando processos históricos do passado ou memórias de um imaginário cultural a partir das reminiscências encontradas nas buscas empreendidas em cena.

E mais: Passado em investigação, com a ditadura militar como tema central em três longas, em recortes pouco abordados pela documentação brasileira do período, desde a busca por um ex-oficial nazista foragido no Brasil até a espoliação de recursos naturais milionários cujo dinheiro nunca foi efetivamente visto; e Memórias das artes brasileiras, que resgata figuras importantes da cultura no país, como o dramaturgo José Celso Martinez Correa, a cantora e compositora Alzira Espíndola e o casal de pesquisadores e cineastas Conceição Senna e Orlando Senna, a partir do uso de arquivos e entrevistas que os recolocam diante da própria história do país.

A Mostra Contemporânea de curtas-metragens tem curadoria de Camila Vieira, que selecionou 18 títulos com propósito também de dialogar com as noções de resgate, memória, novas perspectivas do presente e experimentações com o passado. Os títulos se espalham pelos tradicionais recortes de Cine-Praça, Cine-Teatro e Cine Vila Rica, mantendo os perfis de cada sessão. A seleção inclui documentários que partem de revisitações historiográficas para reescrever o passado do Brasil, ensaios narrados em primeira pessoa que resgatam memórias entre diferentes gerações e curtas experimentais que exploram a materialidade das imagens de arquivo.

Além disso, uma nova parceria da mostra com a TV UFOP apresenta duas sessões e um total de 8 curtas-metragens brasileiros realizados em universidades, escolas de cinema ou núcleos de formação em audiovisual.

Como anunciado antes, a 16ª CineOP presta homenagem ao ator Chico Diaz, um dos principais profissionais do teatro, TV e cinema brasileiro desde os anos 1980 e que esteve em alguns dos títulos mais representativos dos anos 90; década que está no centro da temática do evento em 2021.

Neste ano, a Temática Histórica vai focar no cinema brasileiro da década de 1990, sob o título Memórias entre diferentes tempos – O passado segundo as imagens dos anos 90. A ideia é justamente encontrar os paralelos entre o período e este começo de anos 2020, a partir da constatação de que, após mais de 30 anos do fim da Embrafilme e da eleição do primeiro presidente por voto direto depois do fim do regime militar, há muitas camadas do país e do cinema, hoje reposicionadas, que foram semeadas como espécie de gênese desde aquela época.

Dedicada a filmes do passado, a mostra Temática Preservação de 2021 traz títulos relevantes da historiografia do cinema brasileiro, em versões restauradas ou retrabalhadas, em diálogo com alguns debates da 16ª CineOP. Um dos principais destaques é a exibição de uma nova cópia de O País de São Saruê (1971), clássico de Vladimir Carvalho, que carrega ainda questões urgentes de nossa sociedade. O filme será apresentado em sua versão restaurada fotoquimicamente ao final da década de 1990 pelo CPCB, Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro.

Os filmes da Temática Educação se constituem de trabalhos audiovisuais que se relacionam à temática do ano e que venham de produções dos bancos escolares ou utilizadas numas relação pedagógica com alunos de todo o Brasil. Serão mais de 20 títulos apresentados durante a mostra a partir de proposições vindas do que intitula a temática este ano: Das ruínas às utopias: processos de criação audiovisual e metodologias de ensino, sendo 18 curtas inscritos selecionados, 3 curtas do Projeto Cero En Conducta e outros títulos do Projeto Escuela ao Cine.

Mantendo o distanciamento social, as sessões Cine-Escola continuam virtuais, em colaboração com professores e pedagogos para um melhor aproveitamento dos alunos interessados, na busca pela formação de novos públicos e olhares para o cinema brasileiro, assim como a Mostrinha, que conta com títulos em pré-estreia especialmente escolhidos para agradar os pequenos e as famílias. Os títulos contam com acessibilidade: Libras, audiodescrição e legendas descritivas.

Conheça os filmes selecionados para a 16ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto:

MOSTRA CONTEMPORÂNEA | LONGAS

A Senhora que Morreu no Trailer, de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira (SP)
A Trilha dos Ratos, de Marcelo Felipe Sampaio (SP)
Aquilo que Eu Nunca Perdi, de Marina Thomé (SP/MS/RJ)
Golpe de Ouro, de Chaim Litewski (SP)
Kunhangue Arandu: A Sabedoria das Mulheres, de Alberto Alvares e Cristina Flória (SP)
Máquina do Desejo – Os 60 Anos do Teatro Oficina, de Lucas Weglinski e Joaquim Castro (SP)
Mata, de Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes (RJ)
Muribeca, de Alcione Ferreira e Camilo Soares (PE)
O Amor Dentro da Câmera, de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov (BA/RJ)
O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível – A Peleja de Noel Nutels, de Tiago Carvalho (RJ)
Operação Camanducaia, de Tiago Rezende de Toledo (SP/BA/CE)
Xadalu e o Jaguaretê, de Tiago Bortolini de Castro e Ariel Kuaray Ortega (RS)

MOSTRA CONTEMPORÂNEA | CURTAS

Descompostura, de Alline Torres, Anaduda Coutinho, Marcio Plastina e Víctor Alvino (RJ)
Desvio, de Flora Nakazone (SP)
Foi um Tempo de Poesia, de Petrus Cariry (CE)
Fôlego, de Sofia Badim (RJ)
Igual/Diferente/Ambas/Nenhuma, de Adriana Barbosa e Fernanda Pessoa (SP)
Memória Presença, de Gabriel Carneiro (MG)
Não Se Pode Abraçar uma Memória, de Pedro Tavares (RJ)
No Verso Tem Um Céu, de Jonta Oliveira (SE)
Novo Rio, de Lorran Dias (RJ)
O Suposto Filme, de Rafael Conde (MG)
Ouro para o Bem do Brasil, de Gregory Baltz (RJ)
Pequenas Considerações Sobre o Espaço-tempo, de Micheline Helena (CE)
República do Mangue, de Julia Chacur, Mateus Sanches Duarte e Priscila Serejo (RJ)
Rocio das Vagas, de Rodrigo Faustini (SP)
Trópico de Capricórnio, de Juliana Antunes (SP)
Uma Invenção sem Futuro, de Francisco Miguez (SP)
Vai!, de Bruno Christofoletti Barrenha (SP)
Zona Abissal, de Luisa Marques e Darks Miranda (RJ)

MOSTRA CONTEMPORÂNEA | MÉDIA E CURTAS REDE MINAS

25 Anos sem Asfalto, de Fabi Andrade (SP)
A Casa e a Rua, de Taise Andrade Ribeiro (BA)
Adeus aos Livros, de Diego Quinderé de Carvalho (RJ)
Caixinha de Música, de Ana Carolina do Monte (SP)
Coleção Preciosa, de Rayssa Coelho e Filipe Gama (BA)
Napo, de Gustavo Ribeiro (PR)
Sem Chão, Sem Medo, de Guilherme Escapacherri e Jefferson Mendes (SP)
Subsolo, de Erica Maradona e Otto Guerra (RS)

MOSTRA CONTEMPORÂNEA | CURTAS TV UFOP

A Luz Incidiu Sobre Nós Como a Pálida Noite, de Lucca Girardi (SP)
Bizú, de Dan Jonathan, Gil Sousa e Pedro Higor (CE)
Doze, de Clara Tempone (MG)
Eu Sou da Lyra, de Beatriz Lira (RJ/AC)
Pot-pourri, de Leonardo da Rosa, Gianluca Cozza, André Berzagui e Guilherme Tusset (RS)
Presente de Casamento, de Viviane Goulart (GO)
Reduto, de Michel Santos (BA)
Visões de Copacabana – Uma Breve Trilogia do Acaso, de Rita Brás (RJ)

MOSTRA HOMENAGEM

A Cor do seu Destino, de Jorge Durán (1986)
Amarelo Manga, de Cláudio Assis (2002)
Cachaça, de Adelina Pontual (1995)
Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry (1996)
De Sentinela, de Katia Maciel (1993)
O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho (2020)
Os Matadores, de Beto Brant (1997)
Praça Saens Peña, de Vinicius Reis (2008)
Quem Você mais Deseja, de André Sturm e Silvia Rocha Campos (2005)
Girassol Vermelho, de Éder Santos (filme em processo)

MOSTRA HISTÓRICA

A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo (2000)
Amélia, de Ana Carolina (2000)
Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas (1997)
Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat (2000)
Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, de Carla Camurati (1995)
Carmen Miranda: Bananas Is My Business, de Helena Solberg (1995)
Lamarca, de Sergio Rezende (1994)
O Mandarim, de Júlio Bressane (1995)
Tudo é Brasil, de Rogério Sganzerla (1997)
Yndio do Brasil, de Sylvio Back (1995)

MOSTRA PRESERVAÇÃO

Acervo Djalma Corrêa, de Cecília Mendonça
Cinemateca Brasileira, de Ozualdo R. Candeias
Circo Voador – A Nave, de Tainá Menezes
Marechal Rondon: Patrono das Comunicações, de Acervo Arquivo Nacional
O País de São Saruê, de Vladimir Carvalho
Revista da Tela nº 177 x 74 (cinejornal), de Acervo Arquivo Nacional
Revista do Cinema Brasileiro #38, de Marco Altberg
Revista do Cinema Brasileiro #77, de Marco Altberg
Revista do Cinema Brasileiro #98, de Marco Altberg

MOSTRA EDUCAÇÃO

A História da Lagarta, de Aline Caetano Begossi (SP)
A Ilha é um Mundo, de Profa. Liana Lobo Baptista, Alunos e Famílias do CP/UFMG (SP)
Cartas Visuales, de Isabel Tapia e Javiera Quintanilla (Chile)
Cem Crianças Esperando um Trem (Chile)
De La Cama Al Living, de Tomás Norambuena e Isabel Tapia (Chile)
Desde Mi Piel, de Victoria Antío (Chile)
Diálogos na Quarentena – Nossas Frutas, de Karla Lopes Beck, Vanessa Faria dos Santos e Vitor Farias (SP)
Diálogos na Quarentena – Pé de Manga, de Karla Lopes Beck e Vanessa Faria dos Santos (SP)
Diario de Sensaciones, de Juan José Sanchez (Colômbia)
Educação em Tempo de Pandemia, de Diogo Santos (MG)
El Regalo de La Huerta en Pandemia, de Vicente Navarrete (Chile)
Encontros: Escola-cinema e Cinema-escola Cartografias do Feminino, de Marcelly Camacho Torteli Faria (SP)
Irreal, de Brenda Andrade (BA)
Janela Invertida, de Daniele Grazinoli (RJ)
Made in Japan, de Victoria Cifuentes (Chile)
Minuto Realiza – Haideya, de Realizacine (RJ)
Minuto Realiza – Otelo, de Realizacine (RJ)
No Coração da Escola, de Monica Araujo (SP)
O Audiovisual e as Sensações, de Profa. Liana Lobo Baptista, Alunos e Famílias do CP/UFMG (MG)
O que Você Faz Quando Não Tem Ninguém Olhando?, de Gangue do Van Gogh
Raíces, de Nahuel Espinoza (Chile)
Sobre Ruedas, de Valeria Cuevas (Chile)
Sorvete e Conversas com Mariana, de Mauro Guari (SP)
Um Diário de Viajantes, de Gabriela Capper (RJ)
Un Minuto, de Isabel Tapia, Santiago Martínez e Sebastián Rojas (Chile)
Velhos Tempos, de Clarice Gouveia e Ceci Colares (RJ)
Xeque Não Mate o Professor, de Brunna D’ Luise Turato Lotti Alves e Camila Santos da Silva (SP)

SESSÕES CINE-ESCOLA

A Menina e o Velho, de Luciano Fusinato (SC)
Ana & Copacabana, de Edem Ortegal (RJ)
Atravessa a Vida, de João Jardim (RJ)
Mensagem das Estrelas, de Ariel Pereira Quintela (SP)
O Menino e o Ovo, de Juliana Capilé (MT)
O Meu Bichinho de Estimação, de Jaqueline Dulce Moreira (MG)
Raone, de Camila Santana (SP)
Vento Viajante, de Alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, Escolas Municipais de Icapuí (CE)

MOSTRINHA

As Novas Aventuras do Kaiser, de Marcos Maglhães (RJ)
Me Liga na Lata – Episódio 09 – Maranhão 1 – Ma, de Renata Meirelles e David Reeks (SP)
Passagem Secreta, de Rodrigo Grota (PR)
Dentro da Caixinha – Segredo de Criança, de Guilherme Reis (MG)

MOSTRA VALORES

Bordando o Patrimônio – Costurando Memórias, de Fabiano Souza (MG)
Mais que Doce, de Arthur Medrado (MG)
Série Minha Voz Minha Vez – Episódio 1 – D. Cecília – Tapetes de Arraiolo, de Gabriel Caram (MG)
Série Minha Voz Minha Vez – Episódio 1 – Capitão Xisto – Congado, de Gabriel Caram (MG)

Foto: Divulgação.

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