Todos lo saben, de Asghar Farhadi, será o filme de abertura do Festival de Cannes 2018

por: Cinevitor

losabencannesabreFilme falado em espanhol na abertura do evento francês.

O Festival de Cannes 2018, que acontecerá entre os dias 8 e 19 de maio, anunciou nesta quinta-feira, 05/04, que o filme de abertura desta 71ª edição será Todos lo saben, dirigido pelo cineasta iraniano Asghar Farhadi.

O oitavo longa-metragem de Farhadi, filmado inteiramente em espanhol na Península Ibérica, conta a história de Laura, que mora com o marido e com os filhos em Buenos Aires. Quando voltam para sua cidade natal, na Espanha, por conta de uma celebração familiar, um acontecimento inesperado muda o rumo de suas vidas. A família, seus laços e as escolhas morais impostas a eles se destacam na trama.

Protagonizado por Penélope Cruz e Javier Bardem, o thriller psicológico conta também com Ricardo Darín, Bárbara Lennie, Carla Campra, Inma Cuesta, Eduard Fernández, Elvira Mínguez e Ramón Barea no elenco. José Luis Alcaine, que já trabalhou diversas vezes com Pedro Almodóvar, assina a direção de fotografia; Sonia Grande, de Meia-Noite em Paris e Abraços Partidos, é a figurinista; e a montagem ficou por conta da iraniana Hayedeh Safiyari, que continua sua colaboração com o diretor depois de trabalharem juntos em quatro de seus filmes, incluindo os dois vencedores do Oscar.

Na última década, Asghar Farhadi se estabeleceu como um dos cineastas iranianos mais influentes e internacionalmente reconhecidos. No Festival de Berlim, levou o Urso de Ouro por A Separação, que também foi premiado no Oscar e no Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro. Em Cannes, marcou presença pela primeira vez em 2013 com O Passado e em 2016 com O Apartamento, vencedor do prêmio de melhor roteiro e também do Oscar de filme estrangeiro.

A última vez que um filme não falado em inglês ou francês foi exibido na abertura do evento foi em 2004, com Má Educação, de Pedro Almodóvar. Neste ano, o júri da Competição Oficial será presidido pela atriz Cate Blanchett; o ator porto-riquenho Benicio Del Toro vai comandar a mostra Un Certain Regard; e a francesa Ursula Meier presidirá o júri da Caméra d’or.

Na mostra Cannes Classics, o aclamado 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, terá uma exibição especial em 70 mm, apresentada por Christopher Nolan, por seus 50 anos de lançamento; o cineasta americano Martin Scorsese será homenageado na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao evento.

Os filmes selecionados para a Competição Oficial serão anunciados na quinta-feira, 12/04.

Foto: Divulgação/Memento Filmes.

Comentários