Sessão Vitrine 2022 apresenta longas inéditos e sessões a preços reduzidos

por: Cinevitor
João Miguel em Como Matar a Besta, de Agustina San Martín.

Começa nesta quinta-feira, 28/04, a oitava edição da Sessão Vitrine, projeto de distribuição coletiva que leva um recorte descentralizado e atual da produção audiovisual independente aos cinemas brasileiros. Com mais de uma década de existência, a iniciativa apresentará cinco longas inéditos em 2022 com o lançamento de uma obra por mês.

Para a edição deste ano, foram selecionadas obras de cineastas com passagens por festivais nacionais e internacionais. Os filmes escolhidos foram: Como Matar a Besta, de Agustina San Martín, premiado no festival de Mar del Plata e exibido em Toronto e Guadalajara; Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal, exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes; Tantas Almas, de Nicolás Rincón Gille, que fez parte da seleção do Camerimage; Vira Mar, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, exibido no Olhar de Cinema; e A Morte Habita à Noite, de Eduardo Morotó, que passou pelos festivais de Roterdã, Viña del Mar, Havana, Cine Ceará, Inffinito Film Festival, entre outros.

“A Sessão Vitrine 2022 vai trazer longas-metragens que foram destaque em grandes festivais do Brasil e do mundo, como Toronto, de Rotterdam, Torino, Tiradentes, Cine Ceará e Festival do Rio. São diferentes olhares de cinema que apontam para o potencial plural que nossa arte tem; além de um diálogo com outras cinematografias através de coproduções com Argentina, Alemanha e Colômbia”, conta Felipe Lopes, sócio da Vitrine Filmes.

Os filmes selecionados para a oitava edição abordam temas como gênero, sexualidade, pandemia, amor, morte e água, tidos como importantes geradores de debates na sociedade. Para além de Agustina, cineasta premiada em Cannes com o curta Monstruoso Dios, e os pernambucanos Eduardo Morotó e Fábio Leal, considerados grandes talentos da direção, a Sessão Vitrine 2022 também traz obras estreladas por atrizes e atores brasileiros renomados, como Mariana Nunes e João Miguel.

“Essa edição da Sessão Vitrine é um marco de resistência na luta pela difusão do cinema brasileiro independente. Estamos sem editais federais que olhem para a distribuição dessas obras e, com o apoio do PROAC-SP, conseguimos dar continuidade ao projeto e seguimos na busca de mais apoio para a formação de público”, concluiu Felipe Lopes.

Realizada pela primeira vez em 2011, a Sessão Vitrine já alcançou mais de 250 mil espectadores em todo o país ao longo de suas edições. O projeto visa ampliar a experiência do cinema para além da exibição e, por isso, apresenta também pré-estreias e debates com diretores, elenco e equipe. Neste ano, há ainda mais uma novidade, o Podcast Vitrine, que trará um debate sobre cada uma das obras, mediado por convidados de destaque no cinema e disponibilizados nas plataformas digitais.

Conheça os filmes selecionados para a Sessão Vitrine 2022:

Como Matar a Besta, de Agustina San Martín (Brasil/Argentina/Chile)
Data de estreia: 28/04
Elenco: Tamara Rocca, Ana Brun, João Miguel, Julieth Micolta, Kaique Jesus
Sinopse: Emilia, de 17 anos, chega em uma cidade religiosa na fronteira entre Argentina e Brasil. Ela busca pelo seu irmão desaparecido, com quem tem assuntos obscuros e mal resolvidos. Ela se hospeda na casa de sua estranha Tia Inés, próxima à floresta onde, de acordo com rumores, uma perigosa besta apareceu uma semana antes. A besta, as pessoas dizem, é o espírito de um homem mau que toma a forma de diferentes animais. Entre realidade e mitologia, humano e animal, e culpa e sexualidade, Emilia terá de confrontar seu passado.

Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal (Brasil)
Data de estreia: 26/05
Elenco: Fábio Leal, Paulo Cesar Freire, Marcus Curvelo, Lucas Drummond, Vitória Liz, Bruce de Araújo
Sinopse: Após ficar 10 meses sozinho em quarentena, Francisco quer transar.

Tantas Almas, de Nicolás Rincón Gille (Colômbia/Brasil)
Data de estreia: 30/06
Elenco: José Arley de Jesús Carvallido Lobo
Sinopse: O pescador José atravessa o rio Magdalena, o maior da Colômbia, em busca dos corpos de seus dois filhos, assassinados pelos paramilitares. Apesar de sua dor, José está determinado a encontrá-los, para dar o enterro que merecem e, assim, impedir que permaneçam como almas errantes. Em sua jornada, José revela a magia de um país despedaçado, o que, de diferentes maneiras, evoca o Brasil de hoje.

Vira Mar, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho (Alemanha/Brasil)
Data de estreia: 28/07
Elenco: Johannes Kirschbaum, Fernando Pimentel, Inga Richter, Larissa de Melo, Janayra Alves, Lorena Ahadzi, Jochen Picht, Angela Anzi
Sinopse: A água como metáfora física e metafísica e como pano de fundo da existência humana. Um ensaio entre documentário e ficção, entre o Sertão Brasileiro e os pântanos de Dithmarschen no norte da Alemanha. Dramas na observação do cotidiano em tempos de mudanças climáticas. Filmado em HD & Super-8.

A Morte Habita à Noite, de Eduardo Morotó (Brasil)
Data de estreia: em breve
Elenco: Roney Villela, Mariana Nunes, Rita Carelli, Endi Vasconcelos, Pedro Gracindo
Sinopse: Raul, um escritor desempregado, serve-se de outra taça de vinho enquanto um vizinho de cima salta para a morte. Sua namorada Lígia fica claramente mais aflita com o incidente. O que antes poderia ser mais facilmente digerido, agora não é mais. Durante uma noite conturbada, Raul conhece Cássia, uma jovem desgarrada e cheia de vida que faz com que ele ressignifique o amor e a morte, numa busca cautelosa por almas gêmeas em um mundo cheio de melancolia e autodestruição. Baseado nos escritos de Bukowski.

Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.

Comentários